Projeto de Decreto Legislativo

Número Data do documento Legislatura Ano
3 31/12/2016 2013-2016 2016
Data da Sessão de Apresentação Data da 1ª Sessão de Deliberação Data da 2ª Sessão de Deliberação
31/12/2016 31/12/2016 31/12/2016
Autor Vereador
Everson Leonardi de Paula
(De autoria do vereador Polaco Moura) “Dispõe sobre concessão de Título de Cidadania ao deputado GUILHERME MUSSI FERREIRA” O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE APIAÍ, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais; FAZ SABER que o Plenário aprovou e ela promulga o seguinte DECRETO LEGISLATIVO: Art. 1º Concede título de cidadão apiaiense ao deputado GUILHERME MUSSI FERREIRA, em reconhecimento pelos bons e relevantes serviços prestados a este Município. Art. 2º - A honraria ora outorgada é o reconhecimento por seus relevantes serviços em prol da população de Apiaí, cuja entrega do título ora concedido se fará em data a ser previamente marcada, de comum acordo com o homenageado, em sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores. Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua promulgação, revogadas as disposições em contrário. Palácio “Min. Mário Guimarães”, em 14 de Abril de 2016. POLACO MOURA (Vereador) JUSTIFICATIVA O deputado federal Guilherme Mussi Ferreira nasceu em 14 de outubro de 1982, em Curitiba-PR. Ele tem residência na Capital paulista e na cidade de Capão Bonito, localizada no Sudoeste do Estado de São Paulo, onde é seu domicílio eleitoral. Aos 13 anos, Guilherme Mussi ingressou no Abbey College, em Dublin, na Irlanda. Dois anos mais tarde, seguiu para Quebec, no Canadá, onde cursou História no Collége Stanislas. Em seguida, estudou na Inglaterra, no Bellerbys College e na University of East London. No retorno ao Brasil, graduou-se em Administração de Empresa. Desde cedo participou ativamente de movimentos sociais voltados à assistência aos carentes, à infância, a adolescência e aos idosos o conhecimento da realidade interiorana paulista veio com esta vivência e foi assim que pode concluir, dentre outras coisas que é preciso criar condições para que o jovem do interior do Estado possa estudar e trabalhar na região em que nasceu, e ainda ter acesso à cultura, ao esporte e ao lazer. O início da trajetória política ocorreu por meio do incentivo de um grupo de amigos com propósitos em comum de buscar um país mais justo e que oferecesse oportunidades para todos. Desde cedo participou ativamente de movimentos sociais voltados à assistência aos carentes e aos idosos. Diante da participação nessas discussões, surgiu a ideia de criar um instituto que auxiliasse na execução dessas propostas. Surgiu, então, o Instituto Paulista de Renovação (Inpar) – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) -, com sede em Capão Bonito e sucursais por outros municípios do Estado paulista. O Inpar coordena a implantação de convênios focados em desenvolvimento regional com o propósito de gerar emprego, renda, formação de mão-de-obra, entre outras ações. Ingressou na política incentivado por um grupo composto por familiares, amigos e colegas, que como ele sonha com um Brasil mais justo, com a disposição de lutar por mais oportunidades para todos, desenvolvendo situações que possibilitem uma melhor relação do ser humano com o meio ambiente e o social. Por esta participação e pelo seu engajamento cada vez maior na realização de ações sociais é que nasceu o sonho de formar e manter uma Instituição, iniciando para isso um movimento de mobilização que possibilitou a criação de um Instituto com sede em Capão Bonito e com sucursais em várias outras cidades do Estado de São Paulo. Em 2010, Guilherme Mussi resolveu se candidatar pela primeira vez a um cargo público. Disputou a eleição daquele ano para deputado federal e foi eleito com 98.702 votos, vindos de eleitores de 552 municípios paulistas. Já em 2014, reelegeu-se deputado federal com 156.297 votos de eleitores em 505 municípios. Atualmente integra o Partido Progressista (PP) como Presidente da sigla no estado. No primeiro mandato, Guilherme Mussi apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 1.120/2013, que propõe plebiscito para consulta popular sobre a redução da maioridade penal. O deputado ainda foi o responsável pela apresentação do Projeto de Lei nº 7.590/2014, que torna mais severa a punição ao menor infrator. O objetivo é que esses menores possam responder pelos seus crimes de acordo com o Código Penal. Guilherme Mussi também ocupa posto de membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e da Comissão Especial destinada a estudar e propor mudanças no Código Penal. Segundo reportagem publicada em dezembro de 2013 pela Revista Veja, Guilherme Mussi foi considerado um dos deputados mais atuantes do Congresso no último ano. Para fazer o levantamento o veículo contou com a colaboração do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). Guilherme Mussi é critico observador, seguro com a verdade e consciente de que é preciso acreditar e investir no potencial socioeconômico e nos valores humanos e ambientais que o País possui, na força do trabalho e na capacidade do brasileiro de fazer acontecer, de realizar o que parece impossível, na união das pessoas de bem em busca de soluções para os problemas que precisam ser resolvidos e, especialmente, que a política serve para apoiar quem trabalha e produz. Palácio Min. Mário Guimarães, em 14 de Abril de 2016. POLACO MOURA (Vereador)

Projeto sem protocolo vinculado!