Administração - Terça-feira, 19 de Março de 2019

ÁGUA E ESGOTO NA RUA NELSON PELEGRINA, NO PALMITAL

Na manhã de segunda-feira, 18 de março, o presidente da Câmara Municipal de Apiaí, Leondeniz Carneiro de Oliveira e o prefeito Luciano Polaczek, estiveram na rua Nelson Pelegrina no bairro Palmital, para dar início as obras de: prolongamento da rede coletora de esgoto e prolongamento de rede de distribuição de água. Serão beneficiados em média 18 famílias daquela rua que sofrem com a falta de abastecimento de água e com a falta da rede de esgoto. Segundo o gerente da Sabesp, Pablo Rogério Alvez, estimou que levará 20 dias para que tudo volte ao normal no abastecimento de água na rua. Serão feitos 654 metros de rede de água e 476 metros de rede de esgoto. Aos moradores que estão residindo abaixo do nível da rua (soleira negativa), ficará a responsabilidade de construção de fossas sépticas, a manutenção depende de diferentes fatores, como o tamanho do reservatório, o número de pessoas que utilizam a casa, a quantidade de água liberada, entre outros pontos relacionados ao uso, a limpeza poderá ser realizada por terceiros ou contratando a própria Sabesp. O serviço custa em média de R$ 300,00 a R$ 500,00 A limpeza da fossa séptica deve ser feita por uma empresa credenciada e com todos os equipamentos e funcionários treinados para esse tipo de serviço. A primeira preocupação que o proprietário de uma fossa deve ter é se a empresa vai realizar a limpeza sem danificar a fossa. Em alguns casos é possível que pessoas não especializadas danifiquem a fossa ou as bactérias anaeróbicas durante o processo de limpeza e remoção do lodo. Outra grande preocupação é qual vai ser o destino dos dejetos recolhidos da fossa. Uma empresa que está de acordo com a lei irá descartar os efluentes apenas em áreas destinadas para esse tipo de material. Como os aterros sanitários. Ao contratar uma empresa que não está dentro das normas estipuladas pelos órgãos reguladores, pode ser que você confie em alguém que descarta os dejetos e forma irregular. Mesmo que a emprese jogue a sujeira “longe”, o meio ambiente ainda está sendo contaminado e eventualmente acabará prejudicando você de forma direta. O que é fossa séptica? A fossa séptica é um sistema efetivo e que funciona muito bem para residências e imóveis que não contam com sistemas de escoamento de esgoto. Por mais que não pareça, as fossas sépticas estão longe de ser um sistema de tratamento de esgoto rudimentar e primitivo. As fossas sépticas, além de durarem bastante tempo, são bem seguras para o meio ambiente e para os moradores. O funcionamento das fossas sépticas é completamente baseado em ações de bactéria, gravidade e quase nenhum processo diretamente mecânico. Por isso é importante entender como cuidar da fossa para evitar que ela seja danificada sem possibilidade de reparos.