Administração - Segunda-feira, 01 de Julho de 2019

VEREADOR RICARDO DIAS NO COMBATE CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Na tarde do dia 27 de junho de 2019, o vereador Ricardo Dias e o secretario da Saúde Ricardo Leão, foram à prefeitura de Capão Bonito-SP para uma reunião marcada com o prefeito Marco Antonio Citadini e o vice Célio de Melo. O vereador e o secretario da Saúde foram muito bem recebidos pelo prefeito e seu vice, conversaram por 1 hora sobre a aquisição de um convênio de 1.000 exames de mamografia. O vereador Ricardo não mede esforços de investir em um exame tão importante para a prevenção do câncer de mama e por valorizar a saúde das mulheres do município Com esse convênio um exame que custava em torno de R$ 180,00 passará a custar, para o município, no máximo R$ 20,00 por paciente, gerando uma grande economia para os cofres da prefeitura de Apiaí, os pacientes que e antes eram transportados para regional de Sorocaba-SP, Santa Casa de Itapeva-SP e Santa Casa de Itu-SP, eram reguladas via Cross, não tinha um local adequado para esse tipo de exame, também era restrito o número de vagas sendo liberadas somente 12 vagas/mês, gerando uma fila de espera para os exames. Agora passará a ser feito em Capão Bonito no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, uma unidade própria e com profissionais qualificados para esse tipo de tratamento, com 1.000 vagas para exame de mamografia, praticamente zerando a fila de espera, sem que as mulheres precisem ficar esperando por meses para serem atendidas. A economia para o município não fica só nos exames e sim no transporte dos pacientes, com a estrada em condições melhores e mais sinalizadas, os desgastes dos veículos serão menores em relação a hoje e a segurança dessa locomoção será ainda melhor, com isso, o atendimento mais rápido, serão mais vidas sendo salvas e o diagnóstico do câncer, se houver, sendo realizado a tempo, pois Capão Bonito está a somente 100 km. de distancia de Apiaí. O Centro de Atenção à Saúde da Mulher foi inaugurado em outubro de 2017, pela Prefeitura Municipal de Capão Bonito que colocou em funcionamento o mamógrafo municipal, realizando cerca de 250 a 300 exames de mamografia por mês, eliminando uma fila de aproximadamente 700 pessoas e agilizando o processo da realização de exames.