Administração - Quarta-feira, 30 de Novembro de 2016

APRODA ELEGE NOVA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL

No último dia 13 de novembro, a APRODA - Associação dos Produtores Rurais de Araçaíba se reuniram na Igreja Batista do Bairro Queimadas para eleger sua nova diretoria para os próximos 4 anos e conselho fiscal para a gestão do próximo ano. A reunião contou com parte dos produtores associados e membros da comunidade do distrito que elegeram os seguintes nomes: DIRETORIA DA APRODA: Neusa de Oliveira Muzel - Presidente; Zeneide Camargo de Almeida Vieira - Vice presidente; Keila Cristina Bogucheski - Secretária; Bruno Rodrigues de Pontes Lima - Tesoureiro; CONSELHO FISCAL DA APRODA: Adauto Salustiano Vieira; Shirlei Aparecida Rodrigues Camargo; Lindomar Rodrigues Verneck; Jaziel David Muzel Neto. A associação tem como ação principal a participação ao PAA do Governo Federal. Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Recentemente a associação conquistou recursos que giram em torno de R$ 800 mil, além de um caminhão que está em processo de aquisição. O presidente da Câmara Marins Cruz dos Santos (Neguinho das Queimadas) apoia o Projeto da Associação: “É um Projeto que vai ajudar muito o município, pois é um dinheiro que vai auxiliar os agricultores e as entidades. A Associação é de extrema importância, pois organiza e representa os produtores rurais do Distrito de Araçaíba”. O objetivo do PAA é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, ao agricultor familiar que se enquadre no PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), exceto na modalidade Incentivo à Produção e Consumo do Leite, cujo limite é semestral.