Administração - Quinta-feira, 14 de Abril de 2016

VANDERLEI PROPÕE PROJETO PARA TORNAR AS REDES SUBTERRÂNEAS EM APIAÍ

Na última sessão do dia 31 de março, o vereador e também vice-presidente da Câmara Municipal de Apiaí, Vanderlei Borges de Lima, apresentou o Projeto de Lei nº 013 de 2016, que obriga as concessionárias de rede elétrica, TV a cabo, telefonia e dados, a gradativamente tornarem subterrâneas as fiações em nossa cidade. O projeto explica que essa substituição gradativa se dará sempre que razões de preservação ou recomposição da paisagem urbana, ou de segurança para os trabalhadores, assim recomendarem a critério do órgão competente do Poder Executivo Municipal. As empresas concessionárias de serviços de distribuição de energia, telefonia, comunicação de dados via fibra óptica TV a cabo e quaisquer outras que utilizem a rede de infraestrutura do Município de Apiaí terão o prazo de 360 dias para apresentar, um plano conjunto para a gradativa substituição das redes aéreas por subterrâneas nas vias prioritárias para o embutimento subterrâneo das redes de infraestrutura, contemplando custos e cronograma de implantação. “Essa política urbana de uso do solo, que indica a condução subterrânea dos cabos é uma tendência que grandes cidades como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte já aderiram há anos. Não se trata apenas de uma questão de segurança e estética, mas de economia a médio e longo prazo com manutenções nas redes. A ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica está preparando uma audiência pública para o segundo semestre deste ano para tratar o assunto. Será um salto em direção ao futuro dado por nosso município” – explicou o vereador Vanderlei.