Administração - Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016

MARCO CHIODI BUSCA SOLUCIONAR ALAGAMENTO NO BAIRRO PINHEIROS

O vereador Marco Chiodi encaminhou um Ofício ao Presidente do COGA – Clube Olímpico Greco Apiaiense sugerindo o aumento da capacidade do leito do córrego, com intuito de dar maior vazão às águas que cortam o terreno do clube, mediante alargamento de sua calha e expansão das áreas marginais do leito. Marco Chiodi explicou que: “Estou me referindo ao problema recorrente de represamento das águas pluviais no bairro Pinheiros, palco de outras inundações causadas pelas enchentes dos córregos que cortam a localidade. A solução definitiva para o problema seria o aumento da capacidade de vazão as águas, com ampliação da galeria sob a linha férrea, com tubulação de maior diâmetro que permitiria um fluxo maior da correnteza das águas acumuladas e que dirigem para um único canal de escoamento que é a tubulação apontada, entretanto, essa solução depende de iniciativas da empresa permissionária que explora o transporte ferroviário, contudo, uma medida que contribui de maneira positiva é o aumento da vazão das águas que correm no córrego dentro do terreno do COGA”. Em Pinheiros há a confluência de vários córregos, entre os quais: córrego Capão Bonito, córrego Pinheiros e córrego Ribeirão do Tijuco, que em tempos de fortes chuvas não raro acontecem inundações provocadas pela pouca vazão do encontro das águas que se forma junto a tubulação sob a linha férrea nas proximidades do COGA, cuja malha ferroviária pertence ao Estado, acervo da antiga FEPASA. “Os córregos precisam ser desassoreados e aumentar a capacidade das galerias para se evitar transbordamentos no local, já que tais córregos recebem o fluxo das águas pluviais mais as águas naturais desses cursos de água de modo que todas as medidas são interessantes para minimizar o problema. Isso vem ocasionando enormes transtornos aos moradores vizinhos dos córregos, posto que é comum transbordamentos das águas das chuvas que descem da região mais alta e de outras nascentes que desaguam nos córregos. Além disso, a tubulação de água pluviais recebe o fluxo de águas vindas naquelas imediações, fato que ocasiona constantes inundações, a transbordar, e, consequentemente inundar as residências e prejudicar a vida dos habitantes do bairro. Assim, solicitamos que o Clube estude a possibilidade de aumentar a vazão das águas e assim prevenir futuros problemas”, conclui o vereador Marco Chiodi.