Administração - Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016

NEGUINHO AUXILIA PROJETO MICROBACIAS II QUE BENEFICIARÁ PRODUTORES DE ARAÇAÍBA

O presidente da Câmara Municipal de Apiaí, Marins Cruz dos Santos – popular Neguinho das Queimadas, se reuniu na manhã do último dia 18 de fevereiro em seu gabinete com o senhor Paulo Leite Esteves do Carmo, representante da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Também participou da reunião o senhor Antonio Sarti, funcionário da Casa da Agricultura de Apiaí. A reunião teve como pauta principal o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II – Acesso ao Mercado, que é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Integral (CATI) e pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN). Este projeto tem por objetivo ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado aos agricultores familiares organizados em associações e cooperativas em todo o Estado de São Paulo, como é o caso da APRODA – Associação dos Produtores Rurais do Distrito de Araçaíba. O Projeto pretende aumentar as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social e promover a conservação dos recursos naturais. É realizado com recursos provenientes do Governo do Estado de São Paulo, e do acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial e com contrapartida de Prefeituras e organizações formais de produtores rurais e comunidades tradicionais. Em Apiaí, os agricultores de Araçaíba serão beneficiados com um montante de aproximadamente R$ 900 mil para aquisição de um caminhão zero quilômetro, e a construção da sede da APRODA. O Governo do Estado de São Paulo também contribuirá com um convênio visando a disponibilização de R$ 300 mil para recuperação e melhorias nas estradas da zona rural do município, contemplando todo o entorno do distrito. “É um projeto muito importante para nosso município, dificilmente tivemos um reconhecimento tão grande aos agricultores, que são fundamentais para qualquer comunidade. Também conseguiremos com este projeto Microbacias II o fortalecimento da associação e dos produtores, das instituições públicas e da infraestrutura municipal” – declarou o presidente da Câmara de Apiaí sobre o projeto que além de trabalhar com políticas públicas, também monitora o mercado e a extensão rural. O presidente Neguinho iniciou sua luta em prol deste projeto já em seu primeiro mandato como vereador, hoje ocupando a presidência da Câmara de Apiaí não deixou de lado sua luta pelos agricultores de Apiaí. “Lembrando que além dos R$ 900 mil do projeto e dos R$ 300 mil do convênio com o Governo do Estado, também conseguimos um subsídio de 70% para os agricultores comprarem implementos agrícolas. Nossa luta é pelos agricultores, sempre foi e vai continuar sendo. Temos muito a melhorar mas precisamos ressaltar essa grande conquista para Araçaíba, que não mediremos esforços também para estender aos demais bairros e distritos.” – lembrou o presidente Marins.