Administração - Domingo, 03 de Janeiro de 2016

POLACO MOURA PEDE ELEVAÇÃO DO PELOTÃO DA PM DE APIAÍ

Na sessão ordinária do dia 10 de dezembro de 2015, o vereador Polaco Moura e a Câmara Municipal de Apiaí aprovou a Indicação nº 284 de 2015, para que seja oficiado ao secretário de estado da segurança pública para criar a Companhia da Polícia Militar, através de elevação do atual Pelotão da Polícia Militar de Apiaí, com sua respectiva instalação, a fim de atender a um contingente populacional superior à 50.000 habitantes, espalhados nos municípios de Apiaí, Ribeira, Barra do Chapéu, Itaóca e Itapirapuã Paulista. “Bem sabemos que a violência de um modo geral vêm se espalhando em todos os cantos do nosso País. Uma das formas dos entes federativos atuarem de modo concentrado nessa área é a aplicação de medidas de segurança coordenadas, integradas, visando resultados comuns.” – lembrou o vereador Polaco. “Agora, no último dia 03 de dezembro de 2015, nossa cidade registrou lamentável ocorrência, um assalto à agência do Banco do Brasil, fato ocorrido a partir das 23h30m, fato que deixou um sentimento de medo e impotência impregnado nos moradores ante a ousadia dos criminosos. Uma quadrilha explodiu caixas eletrônicos da agência, sendo que durante a ação, os criminosos fizeram reféns e fecharam as principais vias da cidade. De acordo com informações das policias Civil e Militar, cerca de 20 criminosos participaram da ação, que durou cerca de uma hora, com disparo de vários tiros que felizmente não deixou vitimas.” – lembrou o vereador. A quadrilha utilizou dois caminhões para fechar as principais ruas do centro da cidade e moradores foram utilizados como escudo humano, espalhando pânico e terror aos habitantes, numa madrugada turbulenta que agitou a cidade. Após a subtração da agência rumaram para Ribeira e daí para o Estado do Paraná, que de igual forma por onde passaram dispararam tiros e fizeram pessoas como reféns para garantia do sucesso da empreitada criminosa. O vereador explicou também que na verdade, o pleito para que seja instalada uma Companhia no município de Apiaí tem fundamento estratégico, tem em vista que o município trata-se de polo de uma microrregião, composta por Apiaí, Ribeira, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Barra do Chapéu, todos unidos em termos econômicos, sociais e comerciais à cidade de Apiaí. A região têm crescido de modo vertiginoso nos últimos anos, especialmente em termos populacionais. Esse quadro, exige em contrapartida, melhoramentos comunitários tidos como indispensáveis, à exemplo da presença efetiva de policiamento para atender a premente necessidade por segurança preventiva e repressiva, se for o caso. “Dessa forma, nossa proposição é no sentido de que seja erigida à condição de companhia o atual pelotão, vinculado ao recém criado 54º Batalhão da Policia Militar de Itapeva.” – finalizou Polaco Moura.