Administração - Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2016

CÂMARA DE APIAÍ RECEBE CERIMÔNIA COM OFICIAIS DA PMSP

O plenário da Câmara Municipal de Apiaí recebeu na última quinta-feira, 21 de janeiro a solenidade em homenagem ao policial do mês da área do Comando de Policiamento do Interior-7 – Região de Sorocaba. O evento contou com a presença do Comandante Interino Major Amaral, Capitão Costa Mendes, Capitão Eder Bueno, Tenente Oliveira, Capitão dos Bombeiros Renó, Tenente Lima, Tenente Ratti, Tenente Schutt, e Comandantes e Integrantes dos grupamentos da PM na região. Também estiveram presentes o Delegado da Polícia Civil de Apiaí, Dr. Valmir, o Comandante da Guarda Civil Municipal de Apiaí Joel, o presidente da Câmara de Apiaí Marins Cruz dos Santos, o presidente da Câmara de Ribeira Mário Aparecido de Oliveira, o vice presidente da Câmara de Apiaí Vanderlei Borges de Lima, vereadores Samuel Carriel de Lima, Renato Coelho, João Paulo Cordeiro de Lima, Everson Leonardi de Paula e o secretário de administração Ronaldo Rodrigues de Lima. Esta solenidade reuniu a Polícia Militar e a comunidade para homenagear o policial militar que durante o último mês de 2015 se destacou no cumprimento do dever, englobando toda a área do Comando de Policiamento do Interior-7 - Região de Sorocaba, a qual pertente 79 municípios incluindo Apiaí. Esta região conta com um efetivo de aproximadamente 3.680 policiais militares distribuídos em 7 Batalhões. “A Polícia Militar do Estado de São Paulo, comprometida com a incessante busca pela qualidade na prestação de seus serviços, procura motivar e envolver seus policiais ao enaltecer aquele que se destacou por seus méritos e pela qualidade dos serviços apresentados. A Corporação, como órgão de prestação de serviços à comunidade, tem em seus integrante – o Policial Militar – o fator mais importante e, por isso mesmo, o compromisso de fazer com que este profissional tenha um bom nível de auto-estima e seja estimulado. Destacamos a atuação do Policial Militar, no seio da comunidade em que trabalha, divulgando as ações positivas desse profissional de segurança púbica, angariando o reconhecimento e o respeito da população local.” – afirmou o Comandante Interino do 54º BPMI, Major Amaral. Tomaram posição de destaque para receber a Láurea de Mérito Pessoal os Soldados PM Wagner de Moraes Quirino e PM Flávio Galego Morales Júnior, e foram agraciados pelas mãos do Major Amaral em 3º grau e 4º grau respectivamente. A Láurea é uma premiação entregue pela Polícia Militar do Estado de São Paulo para valorizar os policiais e suas atitudes de destaque. Ela é concedida em 5 graus, começando no 5º grau e sendo o 1º o grau máximo. Além da entrega da láurea, o Soldado PM Wagner de Moraes Quirino também recebeu o Diploma de Policial do Mês de Dezembro de 2015 da área do Comando de Polícia Militar do Interior-7. O Tenente Ratti explicou em síntese aos presentes o que gerou tamanha honraria: “No dia 03 de dezembro de 2015, atuou de maneira exemplar em ocorrência de furto à caixa eletrônico através de explosão nesta cidade de Apiaí, onde cerca de 10 indivíduos, após o furto fugiram, disparando em fuga diversos tiros para o alto. Após solicitação de apoio o Policial, juntamente com seu parceiro deslocou-se do município de Ribeira sentido a Apiaí, onde se deparou com os marginais em três veículos, sendo recebidos a tiros, ferindo o PM por um tiro de raspão no braço; após alguns minutos os marginais conseguiram se evadir, sendo iniciado o acompanhamento pela guarnição. Em dado momento, os policiais foram alvo de emboscada, e novamente houve intensa troca de tiros, e após abandonarem na via os veículos e libertarem 7 reféns os marginais se evadiram. No local foram encontradas várias capsulas de fuzil calibre 556 e 762, e um fuzil calibre 308. Salienta-se que os marginais ainda obstruíram a via com uma carreta, tomaram de roubo outros veículos e reféns e fugiram para o Paraná. Onde os policiais do outro estado conseguiram libertar os reféns e deter parte da quadrilha. O Soldado Quirino demonstrou nesta ação seu elevado grau de profissionalismo, coragem e comprometimento, razões estas que o tornam merecedor da presente indicação como PM do Mês de Dezembro de 2015 desta região.”