Administração - Quarta-feira, 11 de Novembro de 2015

POLACO FAZ MOÇÃO DE REPÚDIO PELA ALTA DOS COMBUSTÍVEIS

Na última sessão legislativa o vereador Polaco Moura propôs a Moção de Repúdio contra o Governo Federal que anunciou no último dia 29 de setembro o reajuste no preço da gasolina no percentual de 6% e diesel de 4%, para preços praticados nas refinarias. “Já o consumidor passou a pagar entre R$ 0,17 e R$ 0,20 mais pelo litro da gasolina e o transporte rodoviário de cargas ficou entre 0,46% a 1,41% mais caro, que segundo os economistas pode levar o IPCA a ultrapassar os dois dígitos pela primeira vez desde 2002. O repasse para o consumidor foi imediato, os motoristas tiveram de pagar mais caro pelo litro da gasolina, o que fez com que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechar acima de 10% até o fim do ano, muito acima do teto da meta fixada pelo governo para o IPCA, de 6,5%. O diesel é usado em toda a cadeia produtiva, como no transporte rodoviário de cargas, que afeta a inflação de alimentos. Pelas contas da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o aumento no diesel de 4% vai deixar o transporte rodoviário de cargas de 0,46% a 1,41% mais caro. O impacto deve ser maior no frete de longa distância, de 2.400 km, que deve registrar alta de 1,38%”, explica o vereador. Com a redução na demanda, o efeito vai se espalhar drasticamente, com efeitos ainda maiores num cenário de recessão por qual atravessamos. O aumento de preços do etanol tende a ser mais intenso segundo o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), considerando que o etanol é o concorrente direto da gasolina nos postos de combustíveis, e qualquer mudança de preço na gasolina provoca impacto na cotação do biocombustível. O vereador Polaco Moura disse que: “Não há a menor dúvida de que o reajuste nos preços dos combustíveis irá contaminar toda a cadeia produtiva, agravando ainda mais o cenário recessivo em que a economia brasileira se vê mergulhada, com piora do desemprego e outros efeitos já sentidos pela população. Queremos registrar nosso repúdio pelas medidas anunciadas pelo Governo Federal em relação ao reajuste nos preços dos combustíveis, da gasolina e do diesel que afeta da mesma forma o preço do etanol, requerendo que cópia dessa propositura seja encaminhada à Presidente da República, DILMA ROUSSEF, dando-lhe ciência dessa nossa manifestação”.