Administração - Quarta-feira, 02 de Setembro de 2015

JORGE PINGAS PEDE PINTURA DAS FAIXAS DE PEDESTRES

Na última sessão ordinária o vereador Jorge Pingas apresentou a Indicação nº 194 de 2015, que solicita ao Prefeito Municipal, com a máxima urgência, proceda pintura de todas as faixas de segurança para travessia de pedestres existentes na cidade e bairros. “As faixas tem a função básica de evitar acidentes envolvendo pedestres e veículos, notadamente durante a travessia dos pedestres, medidas que diz respeito a prevenção dos atropelamentos, principal problema no caso das crianças e dos adolescentes, que beneficiam todos os usuários das vias públicas. São medidas de engenharia de tráfego, com enfoques de educação, fiscalização, urbanismo e paisagismo”, explica. Como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é competência do Município a gerência de trânsito. Então, além de prudente a sinalização recomendada de sinalização dos locais para a travessia das vias nas principais rotas de circulação de pedestres, atendendo assim as necessidades dos pedestres. A existência de faixa de segurança para travessia de pedestres em frente aos prédios das escolas leva em conta as características das crianças e dos adolescentes: seu tempo de percepção e reação, que é maior do que o de um adulto, e sua velocidade, que é menor do que de uma pessoa adulta. Assim, nem sempre há tempo suficiente para garantir uma travessia segura a estes usuários, que precisam correr para conseguir completar a travessia. “Uma boa sinalização especialmente nas faixas de segurança, visa evitar inúmeros conflitos entre veículos e pedestres que são acentuados pelo despreparo destes usuários, com nítida desvantagem para os pedestres”, conclui Jorge Pingas.