Administração - Terça-feira, 19 de Maio de 2015

DIRCEU COSMO QUER INFORMAÇÕES SOBRE O CRONOGRAMA DE REDE DE CAPTAÇÃO DE ESGOTO EM LAGEADO

O vereador Dirceu Cosmo apresentou o Requerimento nº 39 de 2015 com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas a respeito da rede de captação de esgoto no Distrito do Lageado. Dias atrás rompeu a fossa séptica que armazena o esgoto coletado da Escola Estadual `Oswaldina dos Santos´, fato que motivou a interrupção das aulas devido ao fedor e poluição que se instalou no lugar, proliferação de mau cheiro insuportável devido ao acúmulo de resíduos e dejetos espalhados no acesso do estabelecimento. Atualmente o esgoto oriundo do uso de todas as instalações do prédio escolar é armazenado numa única fossa que de vez em quando é esgotada pelo caminhão da Sabesp. A falta de rede coletora de esgotos coloca em risco permanente não só estudantes, professores, funcionários, mas todos os moradores situados no local, aliás, um expressivo contingente de habitantes, já que por falta de destino adequado do esgoto além do mau cheiro, representa perigo de proliferação de doenças levadas por insetos, tendo como foco do problema a insalubridade reinante ante a falta de rede coletora. “Todos os domicílios situados na localidade por não dispor de rede coletora de esgoto nos seus terrenos, e por força dessa situação, prolifera um mau cheiro insuportável aos moradores localizados na região baixa, devido ao acúmulo de resíduos e dejetos”, informa o vereador. Essa situação de insalubridade e riscos à saúde é potencializada com a grande quantidade de bichos rasteiros que se alastra por causa do esgoto à céu aberto, como cobras, ratos e aranhas, onde se constata que realmente é necessário que se faça a abertura de uma rede de captação dos esgotos domiciliares, dando-lhe correta destinação aos efluentes, visto que está sendo despejado em pontos que normalmente deságua nos córregos e riachos próximos, sem nenhum tratamento. “Na proposta apresentada pela SABESP durante a renovação do contrato para exploração dos serviços de água e captação de esgotos, celebrado entre o município e a empresa, esta se comprometeu a fazer investimentos com vistas à implantação de rede de captação de esgotos no distrito de Lageado, contudo, em data longínqua, ou seja, em 2025, inadmissível sob qualquer aspecto a elasticidade temporal estipulada, porque a situação atual reclama providências urgentes por parte da Companhia”, esclarece o vereador Dirceu Cosmo. Por isso o requerimento pede que seja oficiado novamente ao Senhor Prefeito Municipal, ao Gerente Divisional da Sabesp de Registro, solicitando o seguinte: É possível antecipar o cronograma, para implantação de rede de captação de esgotos no Lageado, inclusive, adequado tratamento dos dejetos coletados? Qual a previsão para inicio das obras de construção da rede de esgotos no Lageado? Quais os investimentos em termos de obras e serviços que serão realizados? A SABESP e a Prefeitura já tem mapeadas as áreas que não possuem o serviço de captação de esgoto no Lageado? Caso positivo, enviar cópia do documento a esta Casa. Em caráter urgente e excepcional é possível a SABESP iniciar as obras de coleta do esgoto produzido na Unidade Escolar do distrito, cuja unidade conta com mais de 500 alunos estudando em vários períodos, diurno (manhã e tarde) e noturno?