Administração - Quarta-feira, 10 de Junho de 2015

MAURÍCIO INDICA DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE PLANTAS REPELENTES AO MOSQUITO DA DENGUE

O vereador Maurício Stallmach apresentou a indicação nº 116 de 2015 que solicita ao Prefeito Municipal em determinar à Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes da Vigilância Sanitária que estão realizando campanhas de combate à dengue, adquira e distribua gratuitamente exemplares de mudas da espécie crotalária Juncea, que serve como repelente do inseto aedes aegypti. “Sabemos da importância do trabalho das equipes da Vigilância Sanitária na realização de campanhas de combate à proliferação do mosquito, está fazendo ações de controle do vetor com vistorias de rotina, mutirões, recolhimento de criadouros, controle químico, ações educativas para eliminar criadouros e mosquitos e conscientizar a população de acordo com os cuidados necessários para evitá-la”, esclarece. O combate e o controle da dengue além de responsabilidade dos órgãos governamentais, é uma obrigação de todos e precisamos organizar a comunidade para que este combate se torne efetivo e constante, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação. Grande novidade para somar aos esforços já realizados pelas autoridades no combate à epidemia que se alastra vorazmente é a doação de mudas da planta crotalária juncea, uma leguminosa, geralmente usada para adubação verde e controle nos solos e que atrai as libélulas, insetos voadores que se alimentam das larvas e adultos do Aedes Egiptys. “Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Com isso, pode-se ampliar o controle sobre a transmissão da dengue, pelo controle do inseto transmissor. Claro que o uso da Crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu ambiente doméstico e do governo local com os espaços públicos, mas é uma ajuda importante e ambientalmente adequada. E além disso, nos fornece a beleza das flores e das libélulas”, conclui o vereador Maurício Stallmach.