Administração - Segunda-feira, 30 de Março de 2015

NEGUINHO E POLACO QUEREM SOLUÇÃO URGENTE PARA O TRÂNSITO DE APIAÍ

Os vereadores Everson Leonardi de Paula ( Polaco Moura) e Marins Cruz dos Santos (Neguinho das Queimadas) apresentaram o Requerimento de nº 25 de 2015 no qual pedem que o Prefeito Municipal promova estudos e medidas com vistas à realização de um amplo trabalho de ordenação do trânsito na cidade de Apiaí, inclusive, mudança da responsabilidade do trânsito, retirando tal atribuição da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e transferindo para outra pasta, talvez, a Secretaria Municipal de Administração ou outra qualquer que se coadune com as finalidades almejadas. “Já algum tempo temos percebido a necessidade de se efetuar ampla regulamentação do trânsito na cidade de Apiaí, medida que, aliás, constitui ao ver de muita gente um avanço na ordenação do trânsito na área central da cidade. A partir da instalação das placas indicativas de sinalização obriga os condutores à observar as proibições estabelecidas por esse tipo de sinais gráficos. Por exemplo, um estudo que demonstre os locais onde deva ser estabelecida a proibição de estacionar em lugares estratégicos, a inserção de novas faixas de travessia de pedestres, a proibição de contornos em determinados pontos, enfim, um estudo que demonstre as imperfeições e reoriente o tráfego local”, esclarece Polaco Moura. “O trânsito de veículos automotores em nossa cidade hoje em dia é grande. Intimida os transeuntes e os próprios motoristas mais prudentes, inclusive, infelizmente tem sido causa de acidentes com vitimas nas ruas da cidade, gerando aborrecimentos e transtornos diversos, obrigando as pessoas a sofrer as consequências de um trânsito desordenado, como se isso fosse um mal necessário. Hoje deparamos por vezes com congestionamentos crescentes, o que causa desconforto também aos pedestres e ciclistas. Qualquer pessoa que transita com frequência em nossas ruas já deve ter presenciado atitudes agressivas de condutores de motos contra motoristas de automóveis e até de caminhões. Ou mesmo de pedestres que vociferam contra motoristas, em geral, e motociclistas em particular”, afirma Neguinho. Polaco salienta que: “Aparentemente isso seria resultado do progresso, e o mesmo panorama se repetiria, com variações de caráter local nas grandes cidades do País. O objetivo de se contratar um engenheiro de trânsito para fazer um levantamento minucioso das vias públicas e a apresentação de um plano de remodelação de maneira a estruturar-se o trânsito de veículos automotores. Isso somente se consegue se houver um bom planejamento que integre os transportes e o trânsito com a estrutura urbana de maneira que sua natural interação seja harmoniosa”. Ao proporcionar mobilidade para que a população tenha acesso a serviços, produtos e atividades em geral, o trânsito de veículos automotores, onde se incluem também ônibus e caminhões, é imprescindível à vida da comunidade. Neguinho assegura que: “Infelizmente, a mobilidade motorizada está, ainda, associada a efeitos lamentáveis, que afetam e desestruturam as cidades e a qualidade de vida de suas populações. É bom frisar que ao se regulamentar o uso e ocupação do solo, está-se automaticamente gerando necessidades de deslocamentos que terão de ser acomodados em nossas vias públicas. E se repetir que se não houver um planejamento integrado dessas atividades com as de transportes e trânsito, nossas vias públicas, onde se incluem as calçadas, tornam-se inadequadas para atender diferentes tipos de demandas de circulação. Congestionamentos hoje já tem se tornado uma realidade em nosso meio, gera transtornos para todos, indistintamente. O elo mais frágil do sistema de transportes é representado pelo trânsito de pedestres”. Os vereadores terminam dizendo: “Para evitar situações embaraçosas e com grave dano potencial é que propomos uma revisão estrutural na cidade, inclusive, um amplo trabalho de ordenação do trânsito na cidade de Apiaí, inclusive, mudança da responsabilidade do trânsito, retirando tal atribuição da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, unidade bastante sobrecarregada e transferindo para outra pasta, talvez, a Secretaria Municipal de Administração ou outra qualquer que se coadune com as finalidades almejadas”.