Administração - Terça-feira, 27 de Janeiro de 2015

JOÃO PAULO ACOMPANHA DEFESA CIVIL NA ANÁLISE DAS RESIDÊNCIAS EM SANTA BÁRBARA

No dia 20, o vereador João Paulo Cordeiro de Lima acompanhou a Prefeitura e Defesa Civil que foram analisar a situação das casas no Bairro Santa Bárbara. As fortes chuvas trouxeram problemas para quatro residências em Apiaí, sendo duas na Rua Calazans Luz e outras duas na Rua Isaías Teixeira da Silva. Houve um deslizamento na altura do número 540 que comprometeu a segurança no local. Estiveram visitando o local o geólogo Pedro Machado, geógrafo Rogério Rodrigues do Instituto Geológico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, capitão Alberto da Defesa Civil, além das tenentes Aline Bethânia e Michelle, capitão Rodrigo, servidor da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Reinaldo Langner , secretário municipal de Obras e coordenador da Defesa Civil de Apiaí Dirceu Carneiro, Lucimare como apoio, e o vereador João Paulo, verificando a situação. Os moradores de duas residências estão abrigados com familiares e outras continuam na casa devendo mudar-se em período de chuva intensa. A presença da Defesa Civil e do instituto foi possível devido à articulação feita no dia 15 de janeiro, quando o vereador João Paulo e o secretário de Obras Dirceu Carneiro estiveram na Casa Civil, no Palácio dos Bandeirantes, para relatar o fato e solicitar apoio financeiro. Ouviram que a Defesa Civil não possui recursos, e que somente orientam providências para garantir a segurança das pessoas nos locais de risco. Na ocasião, agendaram a data para visitar Apiaí. Após análise técnica vendo o deslizamento, a estrutura das residências, concluiu-se que deverão permanecer desabitadas e os demais vizinhos em período chuvoso devem estar atentos à movimentação do solo. Parte dos imóveis foi coberta com lonas pretas tipo terreiro para diminuir os riscos de deslizamentos. Segundo comentários da Defesa Civil durante as verificações, a área é particular, ficando a cargo dos proprietários fazerem o muro de contenção. A Prefeitura de Apiaí deverá fazer a limpeza do local quando passar o período chuvoso e uma parceria com os moradores para o projeto. A tenente Bethânia informou sobre a atuação da Defesa Civil estadual no período chuvoso. “A Defesa Civil do estado atua neste período de verão com planos preventivos, monitoramento e acompanhamento de ocorrências. O município acionou o órgão estadual informando que uma grande chuva provocou um escorregamento atingindo quatro moradias, trouxemos geógrafo e geólogo para fazer um relatório e apresentar recomendações. Para quem mora próximo a locais com grande declividade, deve acompanhar sempre a movimentação de solo, trinca no terreno, na moradia, e em caso de dúvida deve acionar técnicos da Defesa Civil”, disse. O vereador João Paulo e o secretário municipal de Obras Dirceu Carneiro foram a São Paulo tentar solucionar o problema. “Estivemos em São Paulo na Defesa Civil pedindo ajuda para analisar a situação, e, conforme havia nos prometido, veio uma equipe de profissionais para verificar o problema. Esperamos que seja resolvido o quanto antes”, comentou João Paulo.