Saúde - Quarta-feira, 05 de Novembro de 2014

JOÃO PAULO AGRADECE RITA PASSOS POR MAIS UMA CONQUISTA NA ÁREA DE SAÚDE

[caption id="attachment_8830" align="alignright" width="300"] Vereador João Paulo em visita à unidade móvel do Programa Mulheres de Peito.[/caption] [caption id="attachment_8829" align="alignright" width="300"] Deputada Rita Passos, Secretário-adjunto da Saúde, Wilson Pollara e o vereador João Paulo.[/caption] O Vereador João Paulo Cordeiro de Lima esteve reunido no último dia 04 de novembro com a Deputada Rita Passos e o Secretário-adjunto de Estado da Saúde, Wilson Pollara, para agradecer à carreta-móvel do programa estadual “Mulheres de Peito” que ficará em Apiaí por alguns dias. O pedido do vereador que foi prontamente atendido através da deputada, traz a carreta para atender às mulheres de Apiaí e toda região com exames preventivos gratuitos. O objetivo deste programa é incentivar as mulheres com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia a cada dois anos na rede pública. A iniciativa tem como objetivo promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a previsão é que, por meio das unidades móveis, cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano. No total, o investimento do governo do Estado será de R$ 14 milhões. Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não haverá necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame na unidade móvel. A carreta possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. A deputada ainda conseguiu uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. As mulheres de Apiaí e região poderão fazer exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento. Para os pacientes que tiverem alguma anomalia diagnosticada, haverá um encaminhamento para tratamento especializado em Sorocaba.