Administração - Quinta-feira, 13 de Novembro de 2014

MAURÍCIO DO BANCO PEDE FAIXA PARA PEDESTRES

O Vereador Maurício Stallmach, através da Indicação nº 229 de 30 de Outubro de 2014, solicitou ao Prefeito Municipal, que determine ao setor competente da municipalidade, com a máxima urgência, a pintura da faixa de segurança para travessia de pedestres próximo ao entroncamento das Ruas 15 de Novembro e 19 de Novembro, em frente ao açougue situado no local. Medidas como essa que dizem respeito a prevenção dos atropelamentos, principal problema no caso das crianças e dos adolescentes, que beneficiam todos os usuários das vias públicas. São medidas de engenharia de tráfego, com enfoques de educação, fiscalização, urbanismo e paisagismo. Como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é competência do Município a gerência de trânsito. Então, além de prudente a sinalização recomendada de sinalização dos locais para a travessia das vias nas principais rotas de circulação de pedestres, atendendo assim as necessidades dos pedestres. A existência de faixa de segurança para travessia de pedestres em frente aos prédios das escolas leva em conta as características das crianças e dos adolescentes: seu tempo de percepção e reação, que é maior do que o de um adulto, e sua velocidade, que é menor do que de uma pessoa adulta. Assim, nem sempre há tempo suficiente para garantir uma travessia segura a estes usuários, que precisam correr para conseguir completar a travessia. “Hoje, infelizmente, ante a ausência de faixa de travessia de pedestres, nas horas de saída e entrada dos turnos de aulas, devido o acúmulo de ônibus que ficam estacionados, as crianças saem em disparada na frente dos ônibus e ingressam em desabalada velocidade no meio das ruas, suscetíveis de ser atropelados pelos condutores de veículos que acaba não enxergando os alunos.” – Alertou o Vereador Maurício. “Uma boa sinalização especialmente nas faixas de segurança, visa evitar inúmeros conflitos entre veículos e pedestres que são acentuados pelo despreparo destes usuários, com nítida desvantagem para os pedestres.” – Completou o Vereador que aguarda esse atendimento por parte do governo municipal.