Obras - Sexta-feira, 29 de Novembro de 2013

VEREADORES ESCLARECEM DÚVIDAS COM SECRETÁRIO DE OBRAS

No dia 13 de novembro, às 20 horas, reuniram-se, atendendo convocação do Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, o Vereador Renato Coelho, na Sala das Comissões, no prédio da Câmara Municipal de Apiaí, os Vereadores Renato Coelho, Marco Antonio Chiodi e Jorge Vanderlei Pingas, convidando também os vereadores, compareceram Mauricio Stallmach, Marins Cruz dos Santos, Samuel Antonio Carriel de Lima, Vanderlei Borges de Lima e Tiago Dobins da Cruz para tomar conhecimento das propostas da Secretaria de Obras para o Município, representada pelo Secretário Municipal de Obras, Sr. Gilberto José dos Santos Lisboa. A reunião teve início com o Presidente da Comissão, passando-se a palavra ao Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Apiaí, senhor Gilberto Santos Lisboa, que iniciou sua explanação dizendo que, em fevereiro de 2011 foi então convidado pelo Ari Kinor, candidato ao cargo de Prefeito, para então assumir o posto de Secretário, se fosse eleito na eleição de 2012. No início de 2013 a situação que encontrou a Secretaria de Obras, foi de um total descompromisso com o patrimônio público, muitas máquinas sem pneus, patrol com problemas de motor, pneu, bomba e etc. tudo sem a mínima condição de uso, sendo que a patrol 120 vale mais ou menos 280 mil reais, e encontra-se parada desde fevereiro de 2012; caminhão de coleta de lixo sem nenhuma manutenção, caminhão na oficina, abandonado e encostado para servindo apenas para tirar peças. No próximo ano será realizada licitação para que a empresa vencedora então recupere o maquinário. A seguir, o Secretário apresentou slide com as ações de melhorias realizadas nesse primeiro ano. O vereador Marco Chiodi apresentou slide de várias fotos mostrando locais onde são necessárias melhorias em toda a cidade, disse que “no Bairro Alto da Tenda foi chamado por moradores perguntando o porquê de suas reclamações não serem atendidas”. O Secretário afirmou que ele atende na medida do possível todos e lembra que tem um município inteiro para ser atendido e que já atenderam o bairro Alto da Tenda duas vezes. O vereador Samuel disse que suas indicações não foram atendidas e o que foi acatada já estava na programação da prefeitura, pediu que toda ação que toda a ação prometida fosse cumprida, pois “no CDHU foi previsto uma ação de limpeza que não foi feito até o momento. No Lageado o povo não pode ficar esperando mais por melhorias, sendo que é o maior distrito do Município. Solicito que o Secretário mande sempre um cronograma detalhado de trabalhos para a Câmara. Sugiro que, quanto ao patrimônio público depredado, seja instaurada uma sindicância”. Samuel do PT também pediu informações sobre a estrutura da Secretaria; o valor que se gastou com a patrol e o ano de uso; informações sobre a ponte do Bairro Gramado que precisa ser recuperada. Com relação aos funcionários da que trabalharam em período noturno, disse que deve se cumprir as leis trabalhistas. Pediu, também, a continuação do muro de arrimo de Pinheiros e que uma “sede” do setor de Obras no Bairro Lageado não está previsto no PPA. O vereador também se propôs a ajudar a estruturar o projeto de Coleta Seletiva e, ao final, pediu que o Secretário desse atenção especial as indicações dos vereadores. O vereador Tiago Dobins disse para darem maior atenção as indicações dos vereadores e que as ruas do Bairro Pinheiros estão abandonadas. O Vereador Mauricio Stallamch usou a palavra para dizer que está sendo cobrado pela população e que está sendo muito criticado tendo, inclusive, matéria vinculando seu nome, onde diz que como representante do legislativo não está exercendo suas funções e reclamou que seus pedidos não estão sendo atendidos. “Fiz mais de 80 indicações e apenas uma ou duas foram atendidas. É necessário mais respeito as indicações dos vereadores, já que são todos pedidos da população. As máquinas não estão a disposição da cidade, apenas para o rural”. O Vereador Vanderlei perguntou sobre o aterro sanitário, se existe empresa que faz a reciclagem e se o município recebeu multa por esta situação e pediu informações sobre o novo aterro no bairro Camarguinho. O Vereador Renato Coelho disse que a Secretaria de Obras é a mais penosa, pois é a mais cobrada pela população e vereadores. Solicitou um cronograma de serviços para que fizesse também o que é indicado pelos vereadores. Falou sobre a viabilidade de trocar a frota uma vez que ela é muito sucateada e, por fim, requereu que toda obra começada seja concluída. O Secretário Gilberto Lisboa disse que está vendo as situações emergenciais. A Secretaria estará procurando cumprir as prorrogações para o ano que vem,e não assumirá compromisso de agendar as ações já que não tem equipamento e pessoal suficiente. As indicações enviadas serão respondidas, mas que não esta havendo tempo suficiente em decorrência do dia-a-dia, fazendo com a resposta seja tardia. Disse que irá trabalhar para atender as reivindicações e quer atender todas as solicitações do município. O Vereador Samuel disse que deve se priorizar a atenção ao CDHU e contribuir com a questão das lajotas e que tem meio milhão de reais para obras e assistência social. Questionou sobre quando atenderam a Vila Santa Terezinha, onde não tem água e muito menos luz. Lembrou que existe recurso, mas não há gestão dos recursos. Propôs que sejam atendidas três indicações prioritárias de cada vereador. “As indicações vindas para Secretária de Obras são muitas e não tem como estar atendendo todas elas de uma vez. A Secretaria não possui nenhum interesse em não atender aos pedidos mas procura solucionar de acordo com suas possibilidades. Peço o apoio da Câmara com relação ao lajotamento do CDHU, que a conservação de vias e lajotas é serviço terceirizado”, finaliza o Secretário de Obras.