Administração - Terça-feira, 01 de Outubro de 2013

TIAGO DOBINS CRUZ RECEBE RESPOSTA DA INDICAÇÃO AJUDA DE 30% NO CUSTO DO TRANSPORTE DOS ESTUDANTES

O vereador Tiago Dobins Cruz indicou ao Prefeito Municipal aumentar e efetivamente contribuir com os custos do transporte de estudantes universitários para as cidades de Itapetininga, Itapeva, além de incluir os alunos de cursos técnicos que estudam em Adrianópolis - PR, que viajam diariamente, para que todos eles tenham um auxílio de 30% (trinta por cento) sobre o custo do transporte. "É notável a migração de nossa juventude em busca de melhor formação educacional e profissional, notadamente cursos de capacitação técnica e de terceiro grau, afastando-se de seus lares com o intuito de alcançar formação adequada, o que acontece sempre com muito sacrifício", explica o vereador Tiago Dobins Cruz. A maioria de nossa população não consegue chegar a este nível de ensino, seja por dificuldades econômicas, ou pelo distanciamento desses centros urbanos. A maior parte dos estudantes do ensino superior de Apiaí são matriculados nas faculdades de Itapetininga e de Itapeva, com realização desses percursos diariamente. "Além do cansaço físico, impõe pesado ônus financeiro. São pessoas com baixo poder aquisitivo, que anseiam estudar com o intuito de melhorar sua qualificação e modificar seu padrão econômico e social, tudo isso aliado a busca de um melhor padrão de renda familiar. Por isso, nosso pedido é que o município eleve de 25% (vinte e cinco por cento) para 30% (trinta por cento) a colaboração", defende o vereador Tiago Dobins Cruz. O Secretário Municipal de Finanças Adilson Nunes de Avelar respondeu ao Ofício do vereador: “Como é de conhecimento de Vossa Senhoria, a situação financeira caótica que nos foi deixado nos impossibilita de firmar qualquer tipo de custo adicional. Embora haja uma legislação que autoriza o Executivo a contribuir com os estudantes universitários até um determinado percentual, informo que hoje não há capacidade financeira para assumir tal compromisso. Informo também que temos como meta neste exercício reorganizar a contabilidade e a parte burocrática desta administração pública no que tange aos procedimentos de geração de despesas, para assim compreendermos todo o ônus que nos foi deixado e nos planejarmos financeiramente para saldar as dívidas, cumprir as despesas de necessidades básicas e quem sabe assumir outros compromissos para os anos vindouros”.