Administração - Quinta-feira, 10 de Outubro de 2013

VANDERLEI ACOMPANHA PREFEITO NA ASSINATURA DO CONVÊNIO PARA RECEBER CAMINHÃO COLETOR DE LIXO

O governador Geraldo Alckmin assinou convênio com 170 prefeituras paulistas, no dia 18 de setembro, para melhorar a gestão dos resíduos sólidos e prevenir e combater incêndios florestais. O Estado vai investir mais de R$ 43 milhões provenientes do Crédito Ambiental Paulista. Serão comprados caminhões coletores e compactadores de lixo, caminhões para coleta seletiva e caminhões pipa. O prefeito Ari Kinor e o vereador Vanderlei Borges de Lima estiveram no evento para assinatura do convênio com o governo estadual para a aquisição deste tipo de veículo. Desta forma, um caminhão de R$ 270 mil custará R$ 194 mil. Com esta redução, 53 municípios com população acima de 50 mil habitantes aderiram ao programa com recursos próprios. "A compra será feita de forma descentralizada. Ou seja, quem compra são os municípios, mas nós fizemos ata de preço para ganhar escala", explicou Alckmin. "Em cidade suja, chove e vai tudo para dentro do bueiro. Entope a galeria, vai para os córregos poluir e assorear os rios. Deseduca. Se você tem a cidade limpa, as pessoas não jogam lixo no chão", disse o governador. residuossolidos1gAs prefeituras vão adquirir 141 caminhões coletores e compactadores de lixo no valor de R$ 194.025,00 cada um, 11 caminhões para coleta seletiva no valor de R$ 150.039,60 cada um e 18 caminhões pipa e equipamentos por R$283.500,00 a unidade. A população de todos os municípios paulistas com até 50 mil habitantes ganhará reforço para melhorar a gestão dos resíduos sólidos e prevenir e combater incêndios florestais. O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas assinaram 170 convênios do Crédito Ambiental Paulista com prefeituras. Ao todo, serão investidos R$ 43.456.079,40 do Crédito Ambiental Paulista para aquisição de 217 caminhões coletores e compactadores de lixo, caminhões para coleta seletiva e caminhões-pipa. Para o vereador Vanderlei, a aquisição de um caminhão coletor e compactador de lixo vai sofisticar o serviço de coleta de lixo no município. “Com mais esse veículo, Apiaí terá uma melhoramento no serviço de coleta de lixo, contemplando tanto a zona urbana, quanto a rural. A condição de coleta de lixo no município é precária, muitas vezes o lixo é recolhido em caminhão basculante, o que coloca em risco a vida dos funcionários que trabalham em condições vulneráveis”, ressaltou Vanderlei. Na cerimônia, foram assinados 170, dos 217 convênios. “A compra conjunta de 217 caminhões gerou uma economia de R$ 15 milhões. Um caminhão coletor e compactador de lixo que custava cerca de R$ 270 mil saiu por R$ 194 mil. Uma ação importante entre governo estadual e municípios para a preservação ambiental”, afirmou o secretário Bruno Covas. As prefeituras escolheram e o governo repassará 181 caminhões coletores e compactadores de lixo no valor de R$ 194.025,00 cada um, 14 caminhões para coleta seletiva no valor de R$ 150.039,60 a unidade e 22 caminhões-pipa e equipamentos a R$ 283.500,00 cada. Em fevereiro deste ano, o governador Geraldo Alckmin liberou recursos para compra de equipamentos para gestão ambiental a todos os municípios com até 50 mil habitantes. “É um investimento para melhorar a gestão de resíduos sólidos. Uma economia importante para o tesouro estadual por meio da compra de 217 caminhões. Outros municípios, maiores de 50 mil habitantes, também aderiram para aproveitar o bom preço. É um grande ganho para toda população do estado de São Paulo”, declarou o governador Geraldo Alckmin.