Administração - Terça-feira, 27 de Agosto de 2013

VANDERLEI INDICA CONSTRUÇÃO DE CRECHE NO JARDIM PARAÍSO

Na sessão ordinária ocorrida no dia 08 de agosto, o vereador Vanderlei Borges de Lima indicou ao Prefeito Municipal, a construção de creche no bairro Jardim Paraíso, num terreno com medidas que supera 800 m2, situado entre a Ruas Coronel José Vitorino e Amâncio Batista do Canto, já incorporado ao patrimônio municipal com a reserva do terreno para fins institucionais de uso comum. O Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil) repassa recursos aos municípios para construção, reestruturação e aquisição de equipamentos e mobília para creches e pré-escolas públicas. Além de recursos financeiros, o MEC envia o projeto arquitetônico da creche ao município e apóia a construção do plano político-pedagógico. Para que o município seja contemplado com o programa Proinfância é necessário que tenham efetuado o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso “Todos pela Educação” e que seus dados orçamentários relativos à educação estejam atualizados no Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) do Ministério da Educação e que possuam o título de domínio do terreno onde será construída a creche. “A população do bairro Jardim Paraíso, além dos moradores de bairros vizinhos, não desfruta de creches e, devido a ausência desse serviço essencial as famílias, é obrigada a levar seus filhos para creches distantes dos domicílios. Com o crescente demanda de trabalho do casal, torna-se indispensável uma creche para cuidar das crianças de pouca idade, além do que constitui obrigação do município em propiciar a oferta de escolinha nas proximidades das habitações dos moradores. Com a existência de lugar para alojar esses menores, os pais passariam a desfrutar de maior tranquilidade para o trabalho, evitando-se assim a convivência prejudicial às crianças em meios impróprios para o seu desenvolvimento. Deve-se ressaltar que há facilidades na obtenção do terreno para a implantação de creche nessas comunidades, bastando a determinação do Prefeito e a disposição e articulação política perante as autoridades federais para obter tais investimentos”, ilustra o vereador Vanderlei.