Administração - Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013

SAMUEL VIAJA À BRASÍLIA E APRESENTA DOIS PEDIDOS DE EMENDAS NO VALOR DE R$300.000,00

No dia 29 de agosto, o presidente da Câmara Samuel do PT viajou à Brasília e esteve nos gabinetes dos deputados federais Paulo Teixeira e Devanir Ribeiro, todos do PT, apresentando dois pedidos de emendas ao município cada qual no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil) para infraestrutura de nosso município. Durante a estadia em Brasília participou também de audiências sobre a reforma política, participação das mulheres na política o uso de agrotóxicos. O Grupo de Trabalho para a Reforma Política e Consulta Popular decidiu que o fim da reeleição será o primeiro assunto a ser votado. Deputados vão discutir também mandato de cinco anos, fim das coligações e coincidência de eleições. O coordenador do grupo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) marcou para o próximo dia 19 de setembro a votação sobre sistemas eleitorais. No debate realizado entre os nove deputados do grupo presentes à reunião, oito se mostraram serem favoráveis ao fim das reeleições, com ampliação de mandato, e apenas um disse ser contra. No site e-Democracia, o fórum “Fim da Reeleição e Eleições Gerais a cada cinco anos” já ultrapassa dos 2.012 comentários. Alguns internautas propõem o fim da reeleição, também, para o poder legislativo – como chegou a ser defendido por um dos parlamentares no Grupo de Trabalho. Quatro propostas serão colocadas em votação sobre os sistemas eleitorais: a do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que mistura eleições proporcionais e majoritárias, com grandes distritos; a proposta do PT de eleições proporcionais com lista fechada, que será defendida pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP); a do deputado Henrique Fontana (PT-RS), que foi relator na comissão especial e propôs sistema belga; e o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que foi relator da reforma política em 2007. O deputado Júlio Delgado (PPS-MG) se dispôs a defender o sistema proporcional, que é o atual.