Administração - Quarta-feira, 18 de Setembro de 2013

POLACO MOURA VISITA SAMU

O vereador Polaco Moura realizou uma visita no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Apiaí e conheceu as ambulâncias “Alfa” (UTI móvel) e “Bravo” (básica). O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado reduzir o número de morte, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro. Em Apiaí, são em torno de 90 a 100 atendimentos ao mês, realizados por uma equipe composta de enfermeiros, dois médicos, técnicos em enfermagem. “Alguma pessoas confundem transporte de um paciente ao hospital com o SAMU. Se uma pessoa tem uma parada cardíaca, por exemplo, a equipe do SAMU irá atender, medicar e estabilizar este paciente, para que quando ele chegue ao hospital, o tratamento já tenha sido iniciado. Muitas vezes as pessoas nos criticam dizendo que demoramos para chegar ao hospital. No entanto, o papel do SAMU não é apenas “dar carona” ao paciente, e sim realizar o atendimento, com remédios, oxigênio, o que for necessário para reanimar o paciente”, explica a enfermeira Michele. O Ministério da Saúde prevê a implantação do serviço em todos os municípios brasileiros, respeitadas as competências das três esferas de gestão (Estado brasileiro, estaduais e municipais). O Estado brasileiro entra com uma contribuição mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio desses serviços.