Administração - Quarta-feira, 26 de Junho de 2013

PRESIDENTE SAMUEL FOI AO ITESP REIVINDICAR REORDENAMENTO AGRÁRIO E FUNDIÁRIO PARA APIAÍ

No dia 18 de junho de 2013, o presidente da Câmara Samuel Carriel de Lima participou de uma reunião no ITESP - Instituto de Terras do Estado de São Paulo, com o objetivo de reivindicar regularização de terras no Município de Apiaí. Samuel do PT explicou ao diretor do ITESP Marco Pilla que esta também é uma reivindicação do vereador Dirceu Cosmo, pois, o Distrito do Lageado é grande e carece de regularização. "O município de Apiaí demanda a regularização dos títulos, inclusive para dar mais segurança às famílias, bem como para permitir aplicação de recursos federais, pois, estes demandam documentos que comprovem a posse de áreas públicas e assim torna possível a aplicação dos recursos como Minha Casa, Minha Vida e outros", explica o presidente da Câmara. O diretor Marco Pilla respondeu que todo levantamento de campo já foi feito e que o processo de transferência das terras está na Procuradoria Geral do Estado, inclusive tem aproximadamente 300 cadastros apenas esperando o título. A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) é a entidade responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo. Atua em todo o estado com o objetivo promover a democratização do acesso à terra, em benefício de trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra, quilombolas, posseiros, implementando também políticas de desenvolvimento sustentável para as comunidades com as quais atua. O que o Itesp busca atuar de modo social, permitindo o resgate da cidadania dos trabalhadores, com vistas ao desenvolvimento humano, social e econômico.