MOÇÃO - PROPOSITURAS

1 31/12/2017 31/12/2017 2017-2020 2017
Autor Vereador
Everson Leonardi de Paula
Senhor Presidente, O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, brincadeira saudável e que reúne uma grande quantidade de foliões. O carnaval de Apiaí vinha apagado há alguns anos, seja por influência de festas realizadas noutros municípios da região, notadamente, na cidade de Ribeira, onde os festejos ganhou fama e notoriedade, seja por causa da falta de incentivo do Poder Público local, que veladamente deixou de contribuir para qualquer ação que pudesse fortalecer a comemoração na cidade. Mas, graças a iniciativa de algumas pessoas, especialmente da Sueli Pienta e Jefferson Castro, moradores da Rua XV de Novembro, desde 2015 temos uma comemoração compatível com a tradição carnavalesca na cidade. Ano após ano tem sido mais difundido, ganha a adesão de mais foliões a cada ano, além de mais colaboradores e organizadores. Vale enaltecer a participação não só da Sueli Pienta e do Jeffinho, mas do Marco Miranda, do Paulinho Assis e de outros, que arregaçaram as mangas e contribuíram decisivamente para que o evento se tornasse um grande sucesso, com a atração de muita gente que comemorou embalado pelas marchinhas tocadas pela corporação musical. Também, queremos registrar a participação decisiva do Pólo Musica, sob a coordenação do músico José Camilo, que durante os dias de carnaval abrilhantou o evento com a entonação de músicas, aliás, com exemplar apresentação. Com a mesma dignidade e exemplo, tivemos a apresentação da Banda Lírica de Araçaíba, que demonstrou capacidade e competência no evento. Por oportuno, ainda, temos que reconhecer o desprendimento do comércio local que patrocinou o evento, numa demonstração de solidariedade social com destaque para as seguintes empresas e pessoas físicas em geral, além da espetacular apresentação da Escola de Samba da XV, que abrilhantou grandemente o festejo carnavalesco. Desde o primeiro ano, a comemoração do carnaval na Rua XV de Novembro, é realizado no trecho entre o cruzamento da Rua 7 de Setembro e Travessa Lafite, num espaço que não prejudica o tráfego de automóveis e pessoas, num ambiente de descontração e marcante alegria. No local durante os quatro dias houve uma significativa concentração de pessoas, cada um brincando a seu modo e com alegria estampada de acordo com costumes da festa de carnaval. Esse ano, observamos um maior número de pessoas que brincaram o carnaval, num sinal de que a comemoração do carnaval de Apiaí vem sendo gradativamente resgatado e valorizado por seus habitantes. Queremos nos congratular com a iniciativa de ambos os organizadores, numa demonstração de espirito social e coletivo, porque não dizer de resgate das festividades carnavalescas, a festa mais popular do Brasil e que tem um profundo significado ligado à liberdade e à cultura. Nossos sinceros parabéns pela iniciativa e brilhantismo dos organizadores, que nos próximos anos as festas sejam ainda mais animadas participativas, constituindo-se em atrações desta cidade durante o carnaval. REQUEREMOS à Mesa, com fundamento nos preceitos regimentais e ouvido o douto Plenário, seja consignado na ata de nossos trabalhos nossa sincera congratulação com os organizadores Sueli Pienta, Jefferson Castro, Paulinho Assis, Marco Miranda, em especial o comércio local, além de todos os participantes do carnaval de rua de Apiaí. Sala das sessões, 09 de Março de 2017. POLACO MOURA (Vereador)

Mocao sem protocolo vinculado!