MOÇÃO - PROPOSITURAS

Autor Vereador
Vanderlei Borges de Lima
Ementa
Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Há muito tempo a população de Apiaí reivindica a elevação do município à condição de estância turística, eis que o município e região possui destacado perfil voltado ao turismo. Estamos inseridos numa região que compõe o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, sabidamente a região possui um dos ecossistemas mais diversificados e ricos do planeta. O potencial turístico dos municípios é o de maior destaque do Estado, pois, o fato de concentrar o PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, além de centenas de cachoeiras, corredeiras d’águas, grutas e cavernas, como caverna de Santana e outras tantas localizadas nas imediações, com um acervo de grandes atrações turísticas, harmoniosamente distribuídas ao longo da vasta região do Vale do Ribeira. No município, temos o Parque Municipal Natural do Morro do Ouro, o Núcleo Espirito Santo que abriga além da Caverna Teminina, várias outras cavernas espalhadas, bem como uma diversidade de atrativos e outros potenciais turísticos, que agora bem retratados no Plano Municipal voltado à atração do Turismo. Mas, mesmo com este rico acervo, seus habitantes estão privados de melhoramentos importantes principalmente na malha viária que serve a região, com rodovias mal conservadas, a estrada de acesso ao parque não é revestida de asfalto, além de outras carências à que se submete a população, por falta de oferta de serviços públicos à altura das necessidades. O Estado de São Paulo têm hoje várias Estâncias Turísticas, Apiaí reúne todas as condições para fazer parte deste seleto grupo de cidades espalhadas pelo interior paulista. Só o título de estância não basta para um município que quer alcançar o crescimento sustentável. Com todo o potencial turístico de Apiaí, o Plano Diretor de Turismo vem de encontro com as necessidades atuais de uma cidade que deseja o turismo como uma fonte primária e principal de sua economia. Tivemos o orgulho de ver que o Plano Diretor de Turismo de Apiaí foi um instrumento elaborado não só com muita dedicação pela equipe designada em parceria com os membros do Conselho Municipal de Turismo de Apiaí – COMTUR, mas uma peça que sintetiza as potencialidades e revela os meios de alcançar os objetivos traçados para o futuro, elaborada com esmero, coerência e ousadia. Com o Plano Diretor de Turismo, aliás, merecedor de altos elogios pelo Secretário Estadual de Turismo, passamos à criar expectativas mais sólidas de alcançar à elevação de Apiaí a categoria de Estância Turística. A população de Apiaí nutre o desejo de alcançar melhores condições de vida, ter um lugar melhor ainda para viver, pois com o avanço na área nasce outras oportunidades de investimento. O poder público, a Prefeitura e Câmara Municipal, deve fazer e continuar fazendo de tudo para fomentar o turismo e utilizar todas as ferramentas necessárias para que possamos crescer e se desenvolver como uma Estância Turística sustentável, concentrando todos os esforços para que a população colha os frutos desse trabalho. O turismo irá sim, com certeza, trazer progresso e sustento para as famílias de Apiaí. O turismo será a nossa indústria verde. Em um futuro próximo todos nós entenderemos o sentido deste Plano Diretor de Turismo e veremos e sentiremos os benefícios por ele trazidos. Vamos acreditar e colocar em prática tudo o que estiver ao nosso alcance. Vamos colher os frutos. A semente está plantada, cada cidadão tem agora o dever de regar essa semente. Vamos em frente, pois o futuro é agora. Queremos parabenizar o trabalho abnegado daqueles que se envolveram na tarefa de elaborar nosso Plano Diretor de Turismo, especialmente as seguintes pessoas: ALINE BATISTA DIAS VIDAL, da Secretaria Municipal de Planejamento, pela coordenação técnica, montagem, redação e revisão final, LIA DE CAMARGO FERREIRA ASSIS, Diretora de Turismo, pelo trabalho de acervo técnico, montagem e revisão, JANAINA APARECIDA SILVA DE SOUZA, Assessora de Turismo, e, aos membros do Conselho Municipal de Turismo de Apiaí, COMTUR, nas pessoas de ALEXANDRE PEREIRA DE OLIVEIRA, ANANIAS GONÇALVES PEREIRA, ANTONIO CARDOSO NETO, ÉRICA VANESSA PEREIRA DOS SANTOS, JOSÉ JANUÁRIO TRANNIN, JOSINALVA MARIA CAMARGO DE LIMA, MARIA SHEYLA GOMES GOUVEIRA BARBOSA, MARISA LETICIA DA SILVA MUNHÃO, PEDRO HENRIQUE RIBAS DOS SANTOS, RENATO MILAN ELIAS e THATIELE ORLANDO DA SILVA, responsáveis pelo trabalho coordenado e exemplar divulgação de nossas potencialidades, digno para que possamos alimentar de maneira mais concreta a possibilidade do município transformar-se numa futura estância turística. Sala das Sessões, em 08 de Dezembro de 2016. VANDERLEI BORGES DE LIMA (Vereador) SAMUEL ANTONIO CARRIEL DE LIMA (Vereador)

Nenhum arquivo cadastrado!
Mocao sem protocolo vinculado!