MOÇÃO - PROPOSITURAS

1 31/12/2015 31/12/2015 2013-2016 2015
Autor Vereador
João Paulo Cordeiro de Lima
CONSIDERANDO que espalham noticias de que Governo do Estado de São Paulo através de sua Secretaria de Estado da Educação tomou a decisão de efetuar ampla reorganização escolar nos estabelecimentos de ensino do estado, inclusive, com a suspensão do ensino ofertado no período noturno; CONSIDERANDO que o secretário da Educação, o professor Herman Voorwald noticiou que a medida que propõe uma nova organização da rede estadual de ensino paulista. Na referida proposta, o Governo do Estado de São Paulo promove uma reestruturação das escolas estaduais de ensino. Pretende separar em prédios diferentes os anos inicias do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. CONSIDERANDO que essa medida resultará em malefícios para os professores e alunos das mais diversas escolas espalhadas no território do município, estabelecimentos sediados na zona urbana e rural, visto que haverá remanejamento para unidades escolares, por vezes distantes das residências dos alunos, gerando inquietação nos pais quanto à segurança de seus filhos, além de aumentar o custo de transporte escolar para permitir os deslocamentos dos alunos. CONSIDERANDO, outrossim, que dentro das medidas prevê a interrupção do ensino noturno, o que pode acarretar um grave retrocesso histórico de resgate das pessoas que não puderam estudar no tempo oportuno e procura refazer o ciclo estudantil de maneira tardia, aproveitando-se das facilidades da oferta do ensino noturno, interrompendo um trabalho que vem sendo construído com seriedade e compromisso. CONSIDERANDO que esta decisão irá comprometer o processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, acreditamos que uma escola pública de qualidade não deve estreitar as possibilidades de acesso à educação, pelo contrário, deve AMPLIAR o repertório da classe trabalhadora. CONSIDERANDO que é lamentável que o Estado que é o grande responsável pela última etapa da educação, cometa o equívoco de ignorar os avanços que vem sendo obtidos com a oferta do ensino noturno, resgatando uma divida secular com as pessoas menos favorecidas da sociedade, reconhecendo e legitimando o processo de formação educativo dessas pessoas que foram tolhidos no seu tempo de desfrutar de uma educação adequada formação necessária. Além disso, a qualidade do ensino será comprometida drasticamente. ANTE A TODO O EXPOSTO e zelando pelos direitos de todos que desejam um ensino, no mínimo, de boa qualidade e acessível à todos, solicitamos a reconsideração das autoridades responsáveis pelo Governo do Estado, Governador GERALDO ALCKMIN e Secretário da Educação HERMAN VOORWALD, que reveja a proposta a ser implantada para o ano letivo de 2016. Sala das sessões, 08 de Outubro de 2015. JOÃO PAULO CORDEIRO DE LIMA (Vereador) POLACO MOURA (Vereador)

Mocao sem protocolo vinculado!