MOÇÃO - PROPOSITURAS

1 31/12/2014 31/12/2014 2013-2016 2014
Autor Vereador
Vanderlei Borges de Lima
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Senhores Vereadores, Senhor Presidente, Considerando que o IDEB – Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2013, divulgado no inicio deste mês de Setembro/2014, mostra que o País ultrapassou as metas previstas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental em 0,3 ponto. Os anos iniciais do ensino fundamental são oferecidos pelas redes municipais. O total de estudantes nos primeiros anos do fundamental é de 15.764.926, sendo 13.188.037 de escolas públicas. As metas da rede municipal de ensino foram alcançadas por 69,7% dos municípios brasileiros. Nos anos finais (6º ao 9º ano), o Ideb nacional cresceu de 4,1 em 2011 para 4,2 em 2013. Do total de 5.369 municipios com índice da rede pública calculado nessa etapa, 39,6% atingiram as metas previstas para 2013 na rede públic, que atende a 86,5% dos matriculados nessa etapa (um total de 13.304.355 estudantes). Muito nos alegrou o desempenho dos alunos do Municipio de Apiaí na última avaliação do IDEB, o que demonstra a excelência do trabalho educacional desenvolvido por essas conceituadas instituições, que nesta modalidade se revelam como escolas de qualidade, tanto nas séries iniciais do ensino fundamental, sob a responsabilidade do Município, como nas séries finais, sob a responsabilidade do Estado. Na rede municipal, as seguintes instituições de ensino tiveram nota superior às metas projetadas: ALA EMEIEF (IDEB 2013 – Meta Projetada 6,2 = Ideb Observado 6,4), EMEIEF PROFª HONORINA DE ALBUQUERQUE (IDEB 2013 – Meta Projetada 4,0 = Ideb Observado 5,6). Na rede estadual, de igual forma, as instituições de ensino de Apiaí tiveram nota superior às metas projetadas: PROFª AMBROSINA DE OLIVEIRA MATTOS (IDEB 2013 – Meta Projetada 4,7 = Ideb Observado 5,2), PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO (IDEB 2013 – Meta Projetada 5,2 = Ideb Observado 5,7), PROFª JULIA RIBEIRO BRETAS (IDEB 2013 – Meta Projetada 5,1 = Ideb Observado 5,9), PROFª OSWALDINA SANTOS (IDEB 2013 – Meta Projetada 5,4 = Ideb Observado 5,5), PROFª SYLVIA NOEMIA DE ALBUQUERQUE MARTINS (IDEB 2013 – Meta Projetada 4,8 = Ideb Observado 5,3). Ficamos lisonjeados com o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental por segmento (anos iniciais e finais de 2013) na avaliação oficial realizada pelo governo federal, fato que vem demonstrar a excelência do trabalho educacional desenvolvido por essas conceituadas instituições, que neste ranking se destacaram como as melhores escolas de Três Rios, conforme dados disponíveis do Ministério da Educação e Cultura. A pontuação dessas escolas foi de grande honra para todos nós, que neste momento aproveitamos para aplaudir calorosamente a todos os responsáveis pela educação desses alunos, professores com determinação e competência que estão ali para ensinar e agora estão colhendo o resultado mediante a Prova Brasil, meio para aferir a suficiência almejada. Proponho que seja consignado em Ata de nossos trabalhos e feito constar nos Anais deste Legislativo, a presente Moção de Congratulações às seguintes instituições de ensino do município de Apiaí: ALA EMEIEF, PROFª HONORINA DE ALBUQUERQUE, da Rede Municipal, PROFª AMBROSINA DE OLIVEIRA MATTOS, PROF. JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO, PROFª JULIA RIBEIRO BRETAS, PROFª OSWALDINA SANTOS, PROFª SYLVIA NOEMIA DE ALBUQUERQUE MARTINS, por terem participado com êxito da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, (IDEB 2013) onde obtiveram, conjuntamente, uma média total (redação e prova objetiva) com correção de pontuação, notas superiores a projetadas. Sala das Sessões, 25 de Setembro de 2014. VANDERLEI BORGES DE LIMA (Vereador)

Mocao sem protocolo vinculado!