MOÇÃO - PROPOSITURAS

Número Data do documento Data da Sessão de Apresentação Legislatura Ano
1 31/12/2014 31/12/2014 2013-2016 2014
CONSIDERANDO que neste ano de 2013, no último dia 31 de agosto foi comemorado a passagem de 50 anos de fundação da 1ª Igreja Batista de Apiaí. CONSIDERANDO que a história mostra que a origem das Igrejas Batistas é seu surgimento como um grupo no século XVII. A primeira igreja batista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas. John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada. Até então, o batismo não era por imersão, só os batistas particulares, por volta de 1642, adotaram oficialmente essa prática tornando-se comum depois a todos os batistas. A primeira confissão dos particulares, a Confissão de Londres de 1644, também foi a primeira a defender o imersionismo no batismo. CONSIDERANDO que por força da Guerra Civil Americana de 1865, confederados do Sul dos Estados Unidos, começam a buscar outras terras de potencial agrônomo. O Brasil foi um dos países escolhidos. Logo, em 1867, grupos de estadunidenses que somaram mais de 50.000 pessoas desembarcam nos portos brasileiros em busca de refúgio e terra fértil, vasta e barata. Avançando para o continente, escolhem a cidade de Santa Bárbara dOeste, para adquirirem terras e fixarem residência. Entre os emigrados, a maioria professava o protestantismo e entre esses, muitos eram batistas. Já em 1870 fizeram publicar um "Manifesto para Evangelização do Brasil." Tal manifesto, assim que publicado contou com assinaturas de Presbiterianos, Metodistas, Congregacionais e, por um batista, o jovem Pastor Richard Raticliff, um dos emigrados, cuja família havia convertido através de Thomas Jefferson Bowne nos Estados Unidos. Em 1871, Batistas emigrados dos Estados Unidos organizam a Primeira Igreja Batista do Brasil em Santa Bárbara dOeste. Anos mais tarde, em 1879, outro grupo de emigrados faz surgir a segunda Igreja Batista em solo brasileiro em Santa Bárbara dOeste no bairro da Estação, onde atualmente se localiza a cidade de Americana. CONSIDERANDO que em Apiaí, por intermédio do Pastor Onofre Cisterna, aportaram em Apiaí há 50 anos atrás, fato que se reveste de grande júbilo e consideração, pois indiscutível o entusiasta trabalho de fé e dedicação que os Batistas realizam em Apiaí. REQUEREMOS à Mesa, com fundamento nos preceitos regimentais e ouvido o douto Plenário, seja consignado na ata de nossos trabalhos o reconhecimento de louvor e congratulações com a 1ª Igreja Batista de Apiaí, na pessoa de seu Pastor, de seus membros e de um modo geral de todos os seus fiéis, pela brilhante passagem de seu meio século no município, dando-lhes ciência desse nosso gesto e da decisão desta Casa. Sala das sessões, 12 de Setembro de 2013. SAMUEL ANTONIO CARRIEL DE LIMA (Vereador)

Mocao sem protocolo vinculado!