MOÇÃO - PROPOSITURAS

1 31/12/2014 31/12/2014 2013-2016 2014
Autor Vereador
Vanderlei Borges de Lima
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade, com o objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. A Jornada Mundial da Juventude que ocorreu no Rio de Janeiro, entre os dias 23 à 28 de Julho deste ano, com a presença do Papa Francisco, que além da cidade do Rio também esteve em Aparecida, foi um grande sucesso. O Papa Francisco é um grande exemplo de humildade, sabedoria e dedicação incansável pelos mais necessitados, reafirmando o papel fundamental da Igreja Católica e dos valores cristãos. O carisma natural do Papa, pessoa simples e despojada, altruísta e com características que lhe rende credenciais para firmar-se como um grande líder espiritual no mundo, conquistou a simpatia da maioria dos brasileiros por sua rápida passagem no País. O Papa Francisco, deixou belas mensagens aos brasileiros, mas podemos sintetizar algumas principais: A força da solidariedade O aspecto mais marcante da mensagem de Francisco é sua insistência na solidariedade, enquanto compromisso social ao qual todos na sociedade estão chamados, mas também como consequência mais direta e necessária do “seguir a Cristo”. A opção pelos pobres – que sem dúvida alguma é um dos pontos mais importantes da mensagem do Papa – se realiza mais no interior de uma teologia da solidariedade, entendida como um compromisso permanente para com todos que sofrem. Isso não significa abandono nem da dimensão política nem da dimensão revolucionária da fé, mas a compreensão de que o trabalho político para construção do bem comum e a mudança revolucionária são possíveis a partir da vivência radical e integral do amor. A conversão à qual a Igreja é chamada Por fim, o Papa deixou claro que as mudanças que ele quer ver na Igreja – e que valem, ainda que de modos diferentes para bispos, padres e leigos – vão no sentido de ser uma Igreja: 1) Missionária, que sai de si para ir ao mundo, para ficar perto das pessoas. A ação missionária não é um dever moralista, mas sim uma condição para o crescimento da fé pessoal. Como disse aos jovens: “a fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida”. Além disso, como a missão corresponde a um estar junto, o anúncio espiritual de Cristo e a ajuda material aos que sofrem não são excludentes, pelo contrário, andam juntos. 2) Simples e pobre, sem ostentações. Esse discurso é mais forte para bispos e padres, que representam a face pública da Igreja, mas vale para todos os cristãos, que são chamados a não viver na cultura do egoísmo, do individualismo e do desperdício. 3) Comprometida com a construção de uma cultura da solidariedade e do encontro, capaz de gerar pessoas que sejam protagonistas na construção do bem comum. Nosso município de Apiaí esteve representado tanto no Rio de Janeiro como em Aparecida, com comitiva de pessoas. Ao Rio se deslocou um grupo de grupo de jovens, dedicados, comprometidos e abnegados. Devemos em ter em mente a grande abertura que está sendo dada a juventude brasileira, quer pelas manifestações que se espalharam pelo País, quer pela mobilização na Jornada Mundial da Juventude e agora pela sanção pela Presidente Dilma do Estatuto da Juventude, pois os movimentos iniciados pela juventude demonstra preocupação que move e agrega coisas como educação, emprego e melhoria de vida. No Rio, onde a presença de cada jovem abriu horizontes e contribuiu para fortalecer a cadeia de mobilização e uniu elos da corrente do acolhimento de todos, além da valorização da solidariedade e fraternidade nas lições dadas pela Sua Santidade Papa Francisco, onde mostrou a toda a humanidade contemporânea a necessidade da descoberta da coragem e da alegria da fé Cristã. Requeiro, nos termos regimentais, ouvido o nobre Plenário, que seja consignada na Ata dos trabalhos desta Casa de Leis, MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO com os jovens apiaienses pela participação na Jornada Mundial da Juventude, ao Padre Marco Antonio pelo incentivo e apoio aos integrantes da caravana que representou Apiaí, à CNBB e ao Comitê Organizador do Rio de Janeiro pela organização deste grande evento que reuniu milhões de pessoas naquela cidade, durante a Visita do Papa Francisco ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude 2013. Sala das Sessões, em 08 de Agosto de 2013. VANDERLEI BORGES DE LIMA (Vereador)

Mocao sem protocolo vinculado!