INDICAÇÃO - PROPOSITURAS

Número Data do documento Legislatura Ano
173 31/12/2016 2013-2016 2016
INDICO observadas as formalidades regimentais ao Senhor Prefeito Municipal, digne-se S. Excia. em determinar ao DEMUTRAN promova sinalização horizontal mediante pintura com linhas tracejadas nos pontos de convergências de avenidas da cidade, indicativas de conversão. Não temos a menor dúvida de que a cidade de Apiaí precisa com urgência de uma melhor regulamentação de seu trânsito, dentre as medidas destaca-se, por exemplo, a pintura de faixas, sinalização horizontal e vertical, placas de advertência e de estabelecimento de limites, indicativas de sinais gráficos e de condutas de direção. Mas, nossa sugestão atual é que se faça a sinalização horizontal com pinturas nos cruzamentos formados por entroncamento de ruas em avenidas de nossa cidade, em pontos de cruzamento visando principalmente uma melhor fluidez do trânsito e uma maior segurança para os usuários da via. Ideal seria a implantação de sinalização semafórica juntamente com as demais sinalizações complementares, mas diante do elevado custo desses aparelhos, entendo que numa primeira hora a sinalização horizontal irá suprir com as necessidades de circulação nessas vias, notadamente a pintura no próprio leito das vias, no caso, nos cruzamentos onde há avenidas na cidade e bairros. A preocupação é que a falta de sinalização pode acarretar acidente de trânsito e isso coloca pessoas em risco, o que é a justificativa maior, reduzir situações de risco para a parte da população que utiliza dos cruzamentos existentes em avenidas. A sinalização se dá por justificados fatores como o aumento da segurança viária, uma maior fluidez do trânsito passam ainda mais credibilidade ao sistema. Palácio “Min. Mário Guimarães”, em 08 de Setembro de 2016. SAMUEL ANTONIO CARRIEL DE LIMA (VEREADOR)