INDICAÇÃO - PROPOSITURAS

8 31/12/2013 2013-2016 2013
Autor Vereador
João Paulo Cordeiro de Lima
INDICO observadas as formalidades regimentais ao Senhor Prefeito Municipal, digne-se S. Excia. em determinar ao DEMUTRAN, estudos e medidas com vistas à uma melhor ordenação do trânsito na cidade de Apiaí, inclusive, com sugestão de proibição de estacionamento de veículos pesados como caminhões e ônibus, salvo para períodos limitados de cargas e descargas, na Rua Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, entre a Praça Onofre Cisterna até o entroncamento com a Rua 1º de Maio, diariamente, das 6 às 22 horas. Já algum tempo temos percebido a necessidade de se efetuar ampla regulamentação do trânsito na cidade de Apiaí, medida que, aliás, constitui ao vêr de muita gente um avanço na ordenação do trânsito na área central da cidade. Com efeito, a partir da instalação das placas indicativas de sinalização obriga os condutores à observar as proibições estabelecidas por esse tipo de sinais gráficos. Por exemplo, um estudo que demonstre os locais onde deva ser estabelecida a proibição de estacionar em lugares estratégicos, a inserção de novas faixas de travessia de pedestres, a proibição de contornos em determinados pontos, enfim, um estudo que demonstre as imperfeições e reoriente o tráfego local. O trânsito de veículos automotores em nossa cidade hoje em dia é grande. Intimida os transeuntes e os próprios motoristas mais prudentes, inclusive, infelizmente tem sido causa de acidentes com vitimas nas ruas da cidade, gerando aborrecimentos e transtornos diversos, obrigando as pessoas a sofrer as conseqüências de um trânsito desordenado, como se isso fosse um mal necessário. Hoje deparamos por vezes com congestionamentos crescentes, o que causa desconforto também aos pedestres e ciclistas. Aparentemente isso seria resultado do progresso e o mesmo panorama se repetiria com variações de caráter local nas grandes cidades do País. Temos recebido reclamações dos usuários da Rua Dr. Gabriel Ribeiro, rua central onde se localiza a quase totalidade das agências bancárias e o maior número de estabelecimentos comerciais, de que veículos pesados como caminhões e ônibus ficam estacionados naquela artéria que por ser uma via antiga é bastante estreita, além de representar a rodovia SP.250 que corta o meio da cidade de Apiaí, por onde passa um expressivo volume de tráfego de veículos, somado aos veículos da cidade e região que utilizam da mesma, prejudica sensivelmente a dinâmica do trânsito, pois os veículos pesados atrapalha a visibilidade dos condutores, sujeitando-os aos mais diversos riscos e perigos em se envolver num acidente. Dessa forma, congestionamentos hoje já tem se tornado uma realidade em nosso meio, gera transtornos para todos, indistintamente. O elo mais frágil do sistema de transportes é representado pelo trânsito de pedestres. Para evitar situações embaraçosas e com grave dano potencial é que propomos uma revisão estrutural na cidade, e no nosso entender em caráter de urgência estabelecer desde já a proibição de estacionamento de veículos como caminhões e ônibus, no horário regulamentado das 6 às 22 horas, no trecho da Rua Dr. Gabriel Ribeiro, entre a Praça Onofre Cisterna até encontrar com a 1º de Maio, bem como se estude alternativas para indicar as melhores soluções práticas à ser implantadas no trânsito local. Palácio “Min. Mário Guimarães”, em 14 de Fevereiro de 2013. JOÃO PAULO CORDEIRO DE LIMA (VEREADOR)