INDICAÇÃO - PROPOSITURAS

302 31/12/2013 2013-2016 2013
Autor Vereador
Everson Leonardi de Paula
INDICO observadas as formalidades regimentais ao Senhor Prefeito Municipal, digne-se S. Excia. em tomar as medidas necessárias com vistas à formação de uma equipe voltada ao atendimento de pessoas dependentes de álcool e drogas junto ao CAPS local, semelhante ao atendimento prestado nos locais conhecidos como CAPS AD. Há vários anos foi inaugurado no município o CAPS, que funciona no prédio alugado pela Prefeitura no Bairro Santa Barbara, com objetivo de ser alternativo ao modelo hospitalar de tratamento aos usuários de Saúde Mental, o CAPS atende pessoas que necessitam de acompanhamento intensivo extra hospitalar. O projeto terapêutico dos usuários dispõe além de consultas médicas e atendimentos psicoterápicos, também o desenvolvimento de atividades livres. O CAPS conta com equipe interdisciplinar com diversas especialidades, que vem funcionando satisfatoriamente no município. Em algumas cidades com mais de 300 mil habitantes, vêm funcionando com satisfatório rendimento o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS-AD). Esse Centro com atuação mais especifica, tem o objetivo de oferecer atendimento humanizado diário nas modalidades intensiva, semi-intensiva e não-intensiva aos usuários de álcool e drogas. Então, como nosso município não se enquadra nos critérios técnicos para contar com uma unidade especializada, estamos sugerindo ao prefeito que estude a possibilidade de formar uma equipe com a finalidade de prestar atendimento especifico aos usuários de álcool e droga, que bem sabemos esse problema afeta muitas pessoas, em particular nos dias de hoje nossos jovens. Essa equipe, por exemplo, teria a incumbência de prestar um atendimento humanizado à essas pessoas dependentes desse tipo de substância, a oportunidade de ter seus entes queridos participando do trabalho de recuperação. Nas cidades, onde existe o CAPS AD, as unidades contam com médico psiquiatra e clínico geral, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira, técnicos de enfermagem e outros profissionais de apoio. São desenvolvidas atividades que vão desde o atendimento individual (acolhimento, medicamentoso, psicoterápico, de orientação entre outros) até trabalhos em grupo, oficinas temáticas, visitas domiciliares, além de oferecer condições de repouso e desintoxicação ambulatorial, aos pacientes que não demandem atenção clínica hospitalar. Por isso que, preocupado com o grande crescimento do problema em nosso meio, o aumento expressivo do número de usuários de droga ou álcool, problema que atinge com maior intensidade nossos jovens, é que propomos a formação de equipe com vocação especial para este tipo de situação, servindo de modelo para futuras ações reclamadas nessa área de atenção do Poder Público. Palácio “Min. Mário Guimarães”, em 26 de Setembro de 2013. POLACO MOURA (VEREADOR)