INDICAÇÃO - PROPOSITURAS

Número Data do documento Legislatura Ano
205 31/12/2013 2013-2016 2013
INDICO observadas as formalidades regimentais, ao Exmo. Sr. ARI OSMAR MARTINS KINOR, Prefeito Municipal, sobre a conveniência e necessidade de S. Excia. aumentar e efetivamente contribuir com os custos de transporte de estudantes universitários para as cidades de Itapetininga, Itapeva, bem ainda, incluir os alunos de cursos técnicos estudantes na cidade de Adrianópolis que viajam diariamente, todos eles tenha o auxilio de 30% sobre o custo do transporte. É notável a migração de nossa juventude em busca de melhor formação educacional e profissional, notadamente cursos de capacitação técnica e de terceiro grau, afastando-se de seus lares no intuito de alcançar formação adequada, o que ocorre, não raro, às duras penas e com ingentes sacrifícios. A maioria de nossa população não consegue chegar à este nível de ensino, seja por dificuldades econômicas ou pelo distanciamento desses centros urbanos. A maioria dos estudantes do ensino superior de Apiaí são matriculados nas faculdades de Itapetininga ou de Itapeva, com realização desses percursos diariamente que além do cansaço físico impõe pesado ônus financeiro. Além disso, em Itapeva, também temos alunos de cursos técnicos como Mineração, Edificações, Informática, entre outros. Mas, hoje em dia temos uma boa parte de pessoas oriundas de Apiaí que frequentam cursos técnicos promovidos pelo sistema `S´, Sesi, Sesc, na cidade de Adrianópolis, nos cursos de Mecânica, Elétrica entre outros. ] Diariamente, além dos estudantes de nível superior, uma boa parcela de jovens se desloca até Itapeva e Adrianópolis para frequentar cursos técnicos profissionalizantes. Além do desgaste físico tais deslocamentos diários gera gastos financeiros para esse grupo de pessoas, sujeitando-se à toda ordem de riscos e com maior gravame no aspecto financeiro, acarretados pelo ônus do transporte coletivo e ou individual. Tais cursos, no entanto, são restritos à poucas pessoas com condições financeiras de suportar, visto que o transporte para essas cidades encarecem o empreendimento estudantil. São pessoas com baixo poder aquisitivo, que anseiam alcançar maior nível de ensino no intuito de melhorar sua qualificação e obter melhoria no seu padrão econômico e social, tudo isso aliado a busca de um melhor padrão da renda familiar. Os esforços de nossos estudantes merece ser recompensados com o reconhecimento da administração municipal, através de um maior estimulo por meio de concessão de auxilio financeiro no custo de fretamento do transporte aos estudantes matriculados nos cursos técnicos de Itapeva. Nosso pleito é que o município eleve a colaboração atual, passando de 25% para 30% (trinta por cento), dada aos estudantes que viajam para Itapetininga e Itapeva à nível de ensino superior, estendendo esse auxilio aos estudantes técnicos matriculados nas escolas de Itapeva e Adrianópolis, mas que efetivamente essa contribuição seja garantida mediante pagamento às empresas transportadoras ou através de concessão de passe de transporte. Palácio “Min. Mário Guimarães”, em 11 de Julho de 2013. TIAGO DOBINS DA CRUZ (Vereador)