INDICAÇÃO - PROPOSITURAS

48 31/12/2017 2017-2020 2017
Autor Vereador
João Paulo Cordeiro de Lima
INDICO, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal e ao Senhor Secretário Municipal de Saúde, nos termos regimentais, para que autorize com urgência a implantação de uma unidade do PSF no Jardim Paraiso, para atendimento aos moradores usuários do Campo Velho, Biquinha, Beco Fumagali e adjacências. Sabe-se que por intermédio do Fundo Nacional do Ministério da Saúde, o município de Apiaí firmou convênios com vistas à construção de Unidade de Saúde dos bairros Cordeirópolis e Palmital, sendo que este último já encontra com as obras concluídas. Saliento a importância do serviço prestado pelas unidades de saúde nos próprios bairros, próximos do usuário, além de aspectos salutares como estreita ligação entre o paciente e a equipe de saúde presente no seio da coletividade. O sistema de saúde público brasileiro, Sistema Único de Saúde (SUS), adotou modelos organizacionais baseados na atenção primária, focados nas necessidades da população, realizando serviços preventivos, curativos, reabilitadores e de promoção da saúde. Pelas características de descentralização do atendimento, a Unidade Básica de Saúde é o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde. A sistemática dessas unidades possibilita um acompanhamento contínuo do paciente, com uma visão integrada baseada na pessoa, dando ênfase à prevenção de doenças e trabalhando com equipes multidisciplinares. Dessa maneira, a Unidade Básica de Saúde é o local ideal para educar e estimular a comunidade na prevenção e erradicação de doenças que possam ser tratadas em ambulatório. Dentro dessa visão de descentralização dos serviços é que se estabelece a parceria entre as demais unidades federativas, União, Estado e Municipio para construção de prédios adequados para prestação de serviços de saúde. Neste sentido não se justifica ante o fato de haver prédio próprio no bairro Palmital, o atendimento ainda continuar sendo prestado no PSF de Cordeirópolis, em evidente prejuízo aos usuários do sistema moradores de Palmital. Palácio “Min. Mário Guimarães”, em 30 de Março de 2017. JOÃO PAULO CORDEIRO DE LIMA (Vereador)