INDICAÇÃO - PROPOSITURAS

Número Data do documento Legislatura Ano
4 31/12/2016 2013-2016 2016
INDICO, observadas as formalidades regimentais ao Senhor Prefeito Municipal, que tome as providências que entender cabíveis no sentido de aumentar a capacidade do leito do córrego que corta o terreno do COGA com vistas a dar maior vazão às águas que cortam o terreno adjacente, mediante alargamento de sua calha e expansão das áreas marginais. Refiro-me ao problema recorrente de represamento das águas pluviais no bairro Pinheiros, palco de outras inundações causadas pelas encchentes dos córregos que coram a localidade. A solução definitiva para o problema seria o aumento da capacidade de vazão das águas, com ampliação da galeria sob a linha férrea, com tubulação de maior diâmetro que permitiria um fluxo maior da correnteza das águas acumuladas e que se dirigem para um único canal de escoamento que é a tubulação apontada. Entretanto, essa solução depende de iniciativas da empresa permissionária que explora o transporte ferroviário, contudo, uma medida que contribui de maneira bastante positiva é o aumento da vazão das águas que correm no mencionado córrego. No Bairro Pinheiros há confluência de vários córregos, entre os quais o córrego Campo Bonito, Pinheiros e Ribeirão do Tijuco que, em tempos de fortes chuvas, não raro originam inundações provocadas pela pouca vazão do encontro das águas que se formam junto à tubulação sob a linha férrea nas proximidades do COGA, cuja malha ferroviária pertence ao Estado. Os referidos córregos precisam ser desassoreados para aumentar a capacidade das galerias, evitando-se transbordamentos no local, haja vista que tais córregos recebem o fluxo das águas pluviais do local, mais as águas naturais desses cursos, de modo que todas as medidas são interessantes para minimizar o problema. Certo de suas digníssimas providências, aguardo uma pronta e receptiva acolhida, antecipando-lhe meus sinceros agradecimentos. Palácio “Min. Mário Guimarães”, em 11 de fevereiro de 2016. MARCO ANTONIO CHIODI (Vereador)