Vereadores da região debatem sobre o Pagamento por Serviços Ambientais – PSA

No dia 16 de julho, na Câmara Municipal de Apiaí, atendendo ao pedido do Presidente da Casa Legislativa Samuel Antônio Carriel de Lima, aconteceu a realização de um debate como pauta o Pagamento por Serviços Ambientais. Foram convidadas todas as Câmaras de nossa região e estiveram presentes: Mário Aparecido Oliveira – Presidente da Câmara de Ribeira, José Aparício Martins – Presidente da Câmara de Itapirapuã Paulista, Ananias Batista de Lima – vereador de Itaóca, Paula Daniel Fogaça – Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Apiaí e Ananias Gonçalves – Jornalista da Prefeitura de Apiaí.

Citando o exemplo da cidade de Extrema, Minas Gerais, que consegue preservar sua mata e nascentes e rios através de um Pagamento Por Serviço Ambiental, a proposta é de encaminhar a Secretaria de Meio Ambiente do Estado um projeto piloto (BOLSA VERDE) para nosso Vale, em os produtores de nossa Região, aquele agricultor que em vez de utilizar um espaço de sua terra, deixa ali para conservar suas nascentes, sua vegetação verde, mas vai viver naquela terra, produzir mas preservar e ganhar com isso.

“Afinal a finalidade não enclausura a pessoa na terra e impedi-la de viver lá com recursos de sustentar-se do que produz, mas dar a possibilidade de que tenha um equilíbrio entre natureza e humanos, onde todos os lados ganham, protege-se nosso bem chamado Natureza e seus derivados, e os proprietários podem receber este incentivo financeiro, e lembrando que nossa vegetação, mata e rios são muito maiores que a da cidade citada em Minas, ou seja, por que não aplicar uma boa ideia em uma região tão rica como a nossa?”, esclarece Samuel do PT.

Entre a finalidade de reunião Presidentes e Vereadores de Câmaras vizinhas era buscar dados de quanto um produtor produz por hectare e estipular quanto ele deixar de ganhar deixando aquela área protegida, em Minas usam se em base o litro de leite, e em nossa região como cada cidade tem uma cultura diferente (frutas, pinos, tomate, leite, bananas) estabelecerem um valor e jogar em cima do que podem ganhar, uma moeda, no caso.

Depois do levantamento destes dados das Câmaras juntos com as Casas de Agricultura e técnicos para elaborar um Projeto Piloto como forma de dar o primeiro passo em nossa Região, para reunirem no dia 23 de julho ás 9 horas na Câmara Municipal de Apiaí.
Nesta segunda reunião, a bióloga Paula demonstrou as áreas da região que estão preservadas. Estiveram presentes o vice prefeito de Itaoca Frederico Dias Batista, o Presidente da Câmara de Ribeira Mário Aparecido Oliveira, Mário Aparecido Oliveira vereador de Ribeira, Eduardo Neto Amaral Secretario da Agricultura de Ribeira e João Ricardo Alves Costa Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeira

Debate PSA (1) Debate PSA (2) Debate PSA (3) Debate PSA (4) Debate PSA (5) Debate PSA (6)