João Paulo solicita Guarda Municipal nas unidades escolares

O vereador João Paulo Cordeiro de Lima pediu autorização do Prefeito Municipal, a presença da Guarda Municipal nas unidades escolares situadas na sede da cidade, bairros e distritos, através de medidas preventivas e presença constante.

“Sabemos que a violência de um modo geral vem se espalhando em todos os cantos do país. Uma das formas dos entes federativos atuarem de modo concentrado nessa área é a aplicação de medidas de segurança coordenadas, integradas, visando resultados comuns. Na verdade, nosso pedido é obter o cumprimento da Lei Municipal n° 126 de 2007, que institui a Guarda Municipal de Apiaí, e estabelecendo no seu art. 5°, X o seguinte: “realizar a vigilância e a guarda das unidades escolares e dos campus universitários do município, assim como a ronda ostensiva nos seus arredores, prevenindo a depredação e outras ações delituosas””, esclarece João Paulo.

A manutenção da presença de um Guarda em caráter permanente, durante os períodos matutinos e vespertinos, em horários idênticos às jornadas letivas, em horários de entrada e saída dos alunos, por si só, já significa meios de evitar a disseminação de práticas contrárias aos bons costumes.

“Nossa intenção é que os agentes da Guarda Municipal façam um acompanhamento permanente através de elementos presentes em cada unidade escolar na forma preconizada pela lei, de maneira que iniba à iniciação ao uso, comércio de drogas, que tanto mal aflige a população nos dias atuais, além disso, outra preocupação destacada é ação voltada à perversão sexual que indesejavelmente ocorre nas escolas, evitando ações de pedófilos, pois nossas crianças e adolescentes ficam à mercê desse tipo de ação tão condenável aos olhos da sociedade e de todos nós que assumimos responsabilidades”, finaliza João Paulo.

João Paulo