Vanderlei e Marco Chiodi fazem Moção de louvor e congratulações

A triste e lamentável catástrofe ocorrida na madrugada do dia 13 de janeiro último, no vizinho município de Itaóca, abalou severamente a população, com perdas materiais e um número que atingiu 27 mortos, afetou a rotina e os serviços públicos prestados e de um modo geral a vida de todos os habitantes do município. Segundo a Defesa Civil Estadual (Cedec-SP) aproximadamente 100 casas foram afetadas pelas enchentes, e cerca de 332 pessoas representadas por 83 famílias estão desalojadas e outras 20 estavam  alojadas na Escola Elias Lages Magalhães.

O estado de calamidade pública vivido pelo povo de Itaóca, de outro lado, despertou a solidariedade das pessoas. Para contribuir nesse sentido, dezenas de voluntários chegaram para trabalhar na reconstrução do município e ajudar a suprir as necessidades básicas, inclusive, foi acionada uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros para suplementar as ações que foram realizadas.

“Desse episódio fatídico restou uma grande lição de solidariedade. Muitas pessoas se engajaram imbuídos do espírito de cooperativismo e buscando propiciar conforto moral e material às pessoas atingidas, vitimas da inundação provocada por grande índice pluviométrico que incidiu na região e ocasionou estragos ao longo das margens do Rio Palmital, culminando com o represamento das águas na altura da cidade de Itaóca devido a uma ponte cujos pilares interceptou as árvores e entulhos carreados ao leito do rio e em decorrência desse fato inundou uma centena de lares na cidade”, explica Vanderlei.

“Entendemos que não podemos deixar de reconhecer o desembaraço de certas figuras que foram importantes para uma ajuda rápida e eficiente, como o governador do estado, Geraldo Alckmin, que comandou pessoalmente o trabalho de um grande número de agentes do governo estadual à frente da tarefa de recuperação e procura dos mortos e desaparecidos. Não menos importante também o trabalho de pessoas como o gerente da empresa InterCement, senhor Edson Gomes,  popular `Mano´, que ainda que tenha pouco tempo de contato com nossa região, pois não faz muito tempo que por aqui chegou, mas  conhecedor profundo das dificuldades de nossa gente  e por isso não deixou de solidarizar-se com a tragédia que abalou a vizinha Itaóca, autorizando que funcionários, máquinas e toda espécie de cooperação fosse disponibilizada à cidade afetada”, enfatiza Marco Chiodi.

“Na catástrofe que assolou Itaóca, o gerente não mediu esforços designando com a maior prontidão pessoas para socorrer as vitimas e oferecer toda sorte de ajuda humanitária, como também determinou que se acolhesse mais ou menos 25 pessoas nas casas da Vila Residencial Eldorado, da empresa em Apiaí. Vale lembrar, que os representantes diretos da empresa durante o trabalho de socorro foram os funcionários Cesar Augusto Lima Conceição e Celso Ricardo Carvalho Lima, pessoas de nossa cidade e que por sua vez exerceram papel de grande valia durante a mobilização feita em torno do propósito de cooperar no restabelecimento emergencial colocado à disposição do povo de Itaóca não só pela empresa como por outros segmentos organizados de nossa sociedade, não deixando dentro das possibilidades existentes de atender aos pedidos para um conforto melhor para os necessitados”, esclarece Vanderlei.

 

“Queremos, ao lado de ressaltar o trabalho dos responsáveis da empresa InterCement, senhores Edson Gomes, gerente, Cesar Augusto e Celso Ricardo, pessoas merecedoras dos maiores elogios e que devem ser admiradas e respeitadas por suas ações, o esforço de outras pessoas, notadamente do Prefeito de Apiaí, Ari Kinor, do Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Gilberto Lisboa, que imediatamente ofertaram ao vizinho município todo apoio e colaboração, cedendo máquinas, caminhões basculante, retroescavadeira, caminhão pipa, enfim, toda gama e suporte de serviços de imediata urgência para auxiliar no trabalho de limpeza das vias. O Prefeito Ari também determinou à Secretaria Municipal de Saúde que deslocasse seus agentes, pessoas capacitadas, enfermeiros e pessoal técnico para atender à população afetada”, finaliza Marco Chiodi.

IMG_4346

IMG_4260