Sessão Ordinária 09/mai/2019

abre

O expediente e ordem do dia da 48ª sessão ordinária, da 3ª sessão legislativa, da 17ª legislatura, da câmara municipal de Apiaí, foi realizada no dia 09 de maio de 2019. O presidente da câmara, Leondeniz Carneiro de Oliveira, deu início com a leitura de uma passagem da Bíblia feita pelo Pastor Ananias Libertai e discussão e apreciação dos senhores vereadores que foi a seguinte:

I – CHAMADA
II – EXPEDIENTE
III – PROPOSITURAS

• a) PROJETOS DE LEI
  • b) PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO
  • c) REQUERIMENTOS
  • d) MOÇÕES
  • e) INDICAÇÕES

Em uso da palavra o vereador José Luis Pedroso foi o primeiro a questionar o prefeito, sobre os problemas na saúde, por falta de médicos em postos do município. Em seguida o vereador Anderson Roza aproveitou para criticar o prefeito de não cumprir as promessas de campanha e deixar a cidade chegar nesse estado que se encontra hoje.

O vereador Jorge Pingas falou sobre a Moção de Apoio de autoria do próprio vereador, manifestando apoio à aprovação do PLC nº 76/2011, que tramita no Senado Federal, que torna obrigatória a oferta de acompanhamento psicológico para alunos, professores e profissionais da educação básica. Foi aprovado por 10 votos.

O prefeito Luciano Polaczek e o secretário do Meio Ambiente foram convidados pelo presidente da câmara para fazer um esclarecimento referente ao problema da coleta de lixo, que não está sendo feita na cidade a alguns meses, falar também sobre o problema no setor da saúde que a população está passando. O vereador Ricardo Dias pressionou e cobrou o prefeito a respeito da coleta de lixo do bairro Lajeado, o vereador Jorge Pingas criticou fortemente o prefeito, pedindo mais transparência da administração e questionando como será pago os caminhões que levarão o lixo para outro Estado se nem dinheiro tem. Também foi muito criticado pelo vereador Anderson Roza, que disse que não aguenta mais as mesmas conversas e pediu mais atitude do prefeito. O vereador Vanderlei Borges deu sugestões para tentar resolver os problemas. João Paulo inflamou a sessão, pedindo a demissão do atual Secretário de Saúde. O público também se fez presente entre aplausos e vaias e pedindo uma atitude ao prefeito para sanar os problemas do nosso município, que vive hoje em estado crítico.

Depois de quase 1h20 de discução, o vereador Ricardo Dias fez uso da tribuna para mostrar ao público como está o andamento da CEI (Comissão Especiais de Inquéritos). Antes do encerramento Leondeniz convidou o Sr. Renê Portz, com a finalidade de passar às suas mãos o certificado de Moção de Aplausos e Congratulações, entregue pelo vereador José Luis Pedroso.

Após a entrega do certificado o presidente Leon agradeceu a presença do prefeito, dos vereadores e do público para encerrar a sessão.

foto-2

foto-4