Presidente da Câmara recebe estudante da Universidade de São Paulo

d60b773c-725d-4890-a279-cd9f27d50546Estiveram fazendo uma vista a Câmara Municipal de Apiaí, estudantes da Universidade de São Paulo, realizando uma pesquisa sobre as cidades do interior paulista e sua realidade.

Recebidos pelo presidente vereador Jorge Vanderlei Pingas, perguntaram sobre o desenvolvimento da região, quais as maiores dificuldades.

Jorge já exercendo a vereança a algum tempo, respondeu que a maior dificuldade está nas questoes ambientais, a região é rica em minério e tem dificuldade para explorar e que diante desse quadro deveria ser compensada pelos governos, estadual e federal, pois, não preserva somente para quem vive na região, mas para contribuir com o equilibrio do meio ambiente no pais e no planeta.
Citou que deveria haver a compensação para o município e para o produtor rural, inclusive no Código Florestal existe essa possibilidade, o Pagamento por Serviços Ambientais, o problema é que não está regulamentado.

Afirmou: “..Não é justo privar do crescimento e desenvolvimento enquanto outras regiões que poluem tem sua boa renda per capita…”.

Disse aos estudantes que tem levado a discussão da compensação ambiental nos fóruns que tem participado, pois, caso isso não ocorra muitos que moram em área rural acabam vendendo sua propriedade e indo morar nas cidades, inchando ainda mais os espaços urbanos.

Citou as dificuldades na área da saúde com a falta do atendimento das especialidades, o que aumenta o transporte de pacientes e dificulta para o atendimento ser rápido e eficiente.

Das facilidades que estão acontecendo, lembrou a reforma das SPs 249 e 250 que propicia a integração da região sul paulista.