Neguinho das Queimadas visita o SAMU de Apiaí

NeguinhoO presidente do Poder Legislativo de Apiaí, em seu segundo mandato como vereador, Neguinho das Queimadas esteve no último dia 19 de outubro visitando a base do SAMU em Apiaí, localizada no Bairro Cordeirópolis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Em Apiaí o SAMU conta com uma viatura de atendimento básico, uma de atendimento avançado com UTI móvel e uma terceira reservada para locais de difícil acesso, que conta com tração nas quatro rodas e uma suspensão mais preparada.

A equipe conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores altamente treinados e buscando sempre capacitação e aprimoramento para se atualizar o manter o nível de excelência no atendimento à população.

“Além do serviço de atendimento, nosso SAMU também realiza cobertura de eventos como a Semana do Bebê, a Festa de Santo Antonio, jogos no estádio municipal e demais eventos esportivos como o motocross, além de palestras em escolas e outras instituições.” – lembrou a enfermeira Michele Pacheco.

Infelizmente o SAMU foi instalado provisoriamente no prédio da antiga creche do bairro Cordeirópolis e permanece até hoje lá. Mas o local não atende às necessidades e recomendações para o serviço, não cabendo inclusive todas as viaturas na garagem além de expor a população ao risco de atropelamento cada vez que é acionada, por tratar-se de uma rua de difícil acesso e muito estreita.

“Nossa equipe se dedica integralmente à esse serviço, por mês são cerda de 80 atendimentos, entre eles traumas, clínicos, psiquiátricos e gestantes além de transporte de pessoas para o hospital de Apiaí ou outros quando necessário. São vidas que estão sendo salvas todos os dias por profissionais que não param de se atualizar, se especializando cada vez mais, precisamos olhar com mais atenção à necessidade de uma nova base para o SAMU em Apiaí.” – relatou o médico Dr. Helmer Torres.

Neguinho das Queimadas se prontificou a realizar gestões no sentido de agilizar a preparação de um nova sede, num ponto mais estratégico e que atenda todos os pré-requisitos para manter esse excelente serviço disponível à nossa população, que é uma das únicas da região com UTI.

Como funciona o SAMU 192?

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações ás vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

O SAMU 192 é um serviço territorializado e móvel. As ambulância são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

Quando chamar o SAMU 192

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Em casos de Intoxicação exógena;
  • Em caso de queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em casos de tentativas de suicídio;
  • Em crises hipertensivas;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Em casos de afogamentos;
  • Em casos de choque elétrico;
  • Em acidentes com produtos perigosos;

Medidas em caso de acidente:

Algumas medidas úteis que contribuem para o atendimento

  • Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens.
  • Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador.
  • Sinalize as vias galhos de arvore triângulo de sinalização
  • Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete.
  • Não dê água aos acidentados