Apiaí terá segunda Vara na Comarca

No dia 01º de julho, houve uma audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori para solicitar uma segunda Vara na Comarca de Apiaí, tendo em vista que atende os municípios de Ribeira, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista em todas as áreas e Iporanga, apenas na área eleitoral.

Estiveram presentes a presidente da OAB de Apiaí, Dra Maria Donizete Mello de Andrade Pereira, o prefeito de Apiaí Ari Osmar Kinor, o presidente da Câmara Municipal de Apiaí Samuel Carriel de Lima, representando todos os vereadores da região, o prefeito de Itaóca Rafael Rodrigues de Camargo, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Samuel Moreira dos Santos Junior, o secretário de estado de saneamento e recursos hídricos, deputado Edson de Oliveira Giriboni, o representante da OAB São Paulo, Dr. Braz Martins Neto, o juiz titular da Comarca de Apiaí, Dr. Gilberto Alaby Soubihe Filho, juiz substituto que atuou na Comarca de Apiaí nos últimos meses, Dr. Felipe Abraham de Camargo Jubram , o promotor de justiça da Comarca de Apiaí, Dr. Hamilton Antonio Gianfratti Junior, o diretor Regional da 10ª Departamento de Administração das Regiões Administrativas Judiciárias – DARAJ de Sorocaba, Dr. Jaime Walmer de Freitas, e o Desembargador Dr. Paulo Bomfim.

O presidente do TJ autorizou a instalação da segunda Vara na Comarca devido ao grande número de processos. Para isso, após todos os trâmites legais o Dr. Jaime Walmer de Freitas irá verificar a possibilidade de ampliação do Fórum local para a instalação da nova vara. Com isso, Apiaí contará com dois juízes, dois promotores e terá maior rapidez nos processos.

Como já tramita na Assembleia Legislativa projeto do Tribunal de Justiça, prevendo a ampliação do número de varas judiciais no estado, a inclusão da Comarca de Apiaí terá que ser feita por meio de emenda ao projeto que está no Legislativo. O deputado Samuel Moreira, que preside a Casa, prometeu empenho para que os parlamentares aprovem a proposta.