Vereadores participam de encontro com Secretário Estadual de Turismo

secretarioturismo2Ocorreu na quinta-feira (20), no Centro de Eventos Teatro Wilma Bertelli – Complexo Cultural KKKK, em Registro, o encontro do secretário estadual de Turismo, Roberto Lucena com prefeitos, vereadores, autoridades do Vale do Ribeira e técnicos no trabalho do Gabinete Itinerante do Turismo Paulista promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo).  O prefeito Ari Kinor, os vereadores Samuel Carriel de Lima, Renato Coelho, Mauricio Stallmach e a diretora de Turismo Lia Camargo representaram Apiaí durante o encontro.

Fazendo parte da mesa que dirigiu o encontro, o vereador Samuel Carriel, como presidente do Parlamento Regional, entidade que congrega vereadores de 28 municípios, lembrou que a discussão sobre o turismo começou em 1997 com o zoneamento, citou a necessidade de investimento não apenas na área, mas também em outros setores e a melhoria das vias de acesso aos municípios.

Na abertura do encontro, uma mensagem gravada pelo governador Geraldo Alckmin destacou o turismo no estado. “Este é o momento do turismo no Estado de São Paulo”, e ressaltou a diversidade e a quantidade de atrativos aliadas à boa infraestrutura, exaltando a oportunidade de que 140 municípios possam ser de interesse turístico.

secretarioturismo1Todos os participantes foram unânimes em destacar que a maior parte preservada da Mata Atlântica está no Vale do Ribeira. E por este caminho, o secretário Roberto de Lucena observou que esta região “é uma das mais diferenciadas de São Paulo e do Brasil com praias, cavernas, ecoturismo, circuitos quilombolas entre outros atrativos singulares, além de uma localização privilegiada entre São Paulo e Curitiba. Por tudo isso, o turismo é a saída para este patrimônio ambiental chamado Vale do Ribeira”.

A diretora de Turismo de Apiaí Lia Camargo entregou ao secretário documentos mostrando os atrativos de Apiaí e o convidou para vir conhecer, gostou e afirmou que pretende visitar o Alto Vale.

Durante a tarde, Vanilson Fickert, diretor técnico da pasta do Turismo, deu continuidade aos trabalhos. Disse que dos 20 municípios que integram a região, quatro são estâncias – Cananéia, Eldorado, Iguape e Ilha Comprida. Os demais são: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Iporanga, Itaóca, Itariri, Itapirapuã Paulista, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira e Sete Barras.

Fickert após dar uma geral nos critérios de avaliação contidos na Cartilha de Orientação aos Municípios de Interesse Turístico que será lançada, destacou os quatro circuitos da região: eixo da BR-116, Lagamar, Cavernas e Polo Cerâmico do Alto do Vale do Ribeira.

O evento contou com 150 participantes de 30 municípios da região. O deputado estadual Caio França esteve presente a reunião e ao ser perguntado sobre a pavimentação da rodovia SP-165, entre Apiaí e Iporanga, e o aumento do ICMS verde para Apiaí, afirmou que o prefeito Ari Kinor e o secretario municipal de Planejamento e Desenvolvimento Valmor Pontes haviam repassado a demanda e estava trabalhando no assunto.

Em contato com o secretário adjunto Beto Trícoli, o prefeito Ari Kinor protocolou uma solicitação assinada pelos vereadores, solicitando investimento para estruturação dos túneis do Parque Municipal Morro do Ouro, para visitação.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Apiaí