REQUERIMENTO Nº 012 DE 2013

Bem sabemos que a violência de um modo geral vêm se espalhando em todos os cantos do nosso País. Uma das formas dos entes federativos atuarem de modo concentrado nessa área é a aplicação de medidas de segurança coordenadas, integradas, visando resultados comuns.

Em lugares onde o Poder Público conjuga esforços na contenção da violência, através da união entre os órgãos de segurança, têm mostrado resultados satisfatórios e uma queda significativa nos índices alarmantes da violência que se espraia vorazmente em todos os lugares.

Na verdade, o pleito para que seja instalada uma companhia no município de Apiaí tem fundamento estratégico, visto que o município trata-se de pólo de uma microrregião, composta por Apiaí, Ribeira, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Barra do Chapéu, todos unidos em termos econômicos, sociais e comerciais à cidade de Apiaí. A região têm crescido de modo vertiginoso nos últimos anos, especialmente em termos populacionais.

Esse quadro, exige em contrapartida, melhoramentos comunitários tidos como indispensáveis, à exemplo da presença efetiva de policiamento para atender a premente necessidade por segurança preventiva e repressiva, se for o caso.

Considerando o exposto,

REQUEIRO, na forma regimental, e após ouvido o plenário desta Casa, seja oficiado ao Exmo. Sr. GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado, ao Exmo. Sr. Dr. FERNANDO GRELLA, Secretário de Estado da Segurança Pública e ao Cmte. Geral Cel. PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, objetivando à elevação do atual pelotão da policia militar de Apiaí à categoria de companhia com sua respectiva instalação, para atender um contingente populacional superior à 50000 habitantes, espalhados nos municípios de Apiaí, Ribeira, Barra do Chapéu, Itaóca e Itapirapuã Paulista, limítrofes entre si e que converge para o município sede que é Apiaí, bem como a criação e instalação de um Posto da Policia Rodoviária, nas proximidades da cidade de Apiaí, ante o elevado número de veículos que transita diariamente pelas rodovias estaduais que corta o município, com destaque para a SP.250, ligação com a capital do Estado e demais regiões.

Sala das sessões, 11 de Abril de 2013.

POLACO MOURA
(Vereador)